Novo Audi A6 Avant 2026 é revelado e mostra força das peruas na Europa
Revelada inicialmente na versão station wagon, nova geração do Audi A6 estreia com opções de até 367 cv e vai conviver com A6 elétrico
Cada vez mais raras no Brasil, as peruas seguem firmes e fortes na Europa. Prova disso é que a Audi revelou na última terça-feira, 4, a nova geração do A6 Avant com motor a combustão, que estreia primeiramente na carroceria station wagon. Além dela, o novo Audi A6 também terá a versão sedã e a perua superesportiva RS6, que serão revelados nos próximos meses.
Feito sobre a plataforma PPC (Premium Platform Combustion) – uma atualização da base MLB Evo – o novo Audi A6 a combustão vai conviver com o também novíssimo A6 e-tron, que utiliza a plataforma modular PPE, que é exclusiva para carros elétricos. A ideia inicial era a de que o novo Audi A6 a combustão se chamasse A7.
Isso porque a Audi mudou novamente a sua regra de nomenclatura. Inicialmente, os números pares seriam exclusivos para os carros elétricos, enquanto os ímpares seriam a combustão ou híbridos. A marca chegou a substituir o A4 pelo A5, mas retomou a antiga classificação de nomes de acordo com o porte do modelo.
Por fora, o visual traz elementos dos lançamentos mais recentes da Audi, como o próprio A5. Na dianteira, os faróis – que contam com a tecnologia LED matrix nas versões topo de linha – trazem formato mais afilado e esportivo, enquanto a grade frontal é mais larga do que a do modelo anterior. Visualmente, a frente lembra mais a dos A7/RS6 anteriores do que a do A6.
O para-choque também traz entradas de ar maiores, que podem contar com acabamento em black piano, variando de acordo com a versão ou o pacote escolhido. O novo A6 Avant também cresceu 6 cm em comprimento (4,99m), e mede 1,88 m de largura e tem um entre-eixos de 2,92m. O porta-malas leva até 503 litros – ou 1.534 litros ao rebater os bancos traseiros.
Na lateral, as rodas variam entre 18" e 21". A perua conta com vincos marcantes na região dos para-lamas traseiros, que dão a impressão de uma carroceria mais musculosa. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,25, e é ajudado pelas maçanetas embutidas em formato de fenda na carroceria, que lembram as utilizadas pelo novo Audi A5.
Na traseira, as lanternas de OLED são interligadas e inteligentes, contando com oito opções de assinatura visual (assim como os faróis) e avisos de emergência em determinadas situações. Logo abaixo delas, há uma peça plástica em black piano. As novas lanternas atravessam a tampa do porta-malas, que abriga a placa. O para-choque conta com saídas duplas de escapamento, que são funcionais.
No interior, o novo Audi A6 Avant não lembra em nada a antiga geração. Com layout semelhante ao dos modelos mais recentes da marca alemã, o destaque fica para a central multimídia de 14,5" com Android Auto e Apple CarPlay, e a novíssima terceira tela de 10,9", que fica à frente do banco do passageiro. O painel digital tem tela de 11,9", todas as três com displays de OLED.
O acabamento conta com materiais emborrachados e peças em black piano. Visualmente, o layout é semelhante ao de modelos como os novos A5 e Q5. No entanto, a Audi garante que o acabamento ganhou materiais ainda mais refinados, como o isolamento acústico aprimorado em 30%.
Ainda há uma opção de teto panorâmico com a tecnologia Smart Glass, que escurece ou clareia sem a necessidade de uma cortina interna, além de sistema de som premium Bang & Olufsen 3D e sistema com integração ao Chat GPT e recursos de condução semi autônoma inteligente, como o ACC e park assist.
Em relação à motorização, o novo Audi A6 Avant conta com versões a diesel e gasolina micro-híbridas e somente a combustão. O destaque fica para a opção 3.0 turbo de seis cilindros com sistema MHEV de 48V, que oferece 367 cv e 550 Nm. Nessa versão, o novo Audi A6 Avant vai de 0 a 100 km/h em 4,7s e chega aos 250 km/h de velocidade máxima.
O câmbio é sempre um automatizado de dupla embreagem de sete marchas. Já a tração pode ser integral ou apenas nas rodas dianteiras, dependendo da versão. Futuramente, o novo Audi A6 terá mais versões, incluindo a superesportiva RS6 e possivelmente configurações híbridas plug-in.
O novo Audi A6 Avant já pode ser encomendado na Europa. Os preços na Alemanha partem de 58.000 euros (cerca de R$ 360 mil). As primeiras entregas serão feitas a partir de maio deste ano. Nos próximos meses, a montadora alemã vai revelar a carroceria sedã, que deve chegar a preços mais baixos. No Brasil, o modelo deve ser vendido apenas na versão RS6, possivelmente em 2026.