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Nova picape nacional da VW deve estrear sistema híbrido no Brasil, diz site

Ainda em fase de desenvolvimento, nova picape da Volkswagen terá carroceria monobloco e motor 1.5 turbo flex com sistema MHEV de 48V

13 fev 2025 - 12h00
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Picape Volkswagen Tarok
Picape Volkswagen Tarok
Foto: VW / Guia do Carro

A nova picape da Volkswagen pode ser o primeiro carro híbrido nacional da marca alemã. De acordo com informações do site Autos Segredos, o projeto VW 247 (Udara) deve marcar a estreia do sistema híbrido eTSI nos carros produzidos pela Volks no Brasil. Ainda sem nome definido, a nova picape inédita da Volkswagen terá carroceria monobloco e chega em 2026.

O porte da nova picape será semelhante ao de modelos como o Chevrolet Montana e a picape sucessora do Renault Oroch. Como o projeto ainda está em fase de desenvolvimento, a Volkswagen tem utilizado uma carroceria do Tiguan como disfarce para o novo modelo, uma vez que o SUV tem porte semelhante ao da picape final.

Nova picape da Volkswagen em testes com mula do Tiguan
Nova picape da Volkswagen em testes com mula do Tiguan
Foto: Reprodução Placa Verde/Instagram

Sob o capô, a nova picape da Volks deve contar com o motor 1.5 eTSI Evo2 de 150 cv e 250 Nm em versão flex. Na Europa, o motor 1.5 TSI também conta com diferentes níveis de hibridização, chegando a até 272 cv com um sistema híbrido plug-in. No Brasil, a picape deve estrear com um sistema micro-híbrido de 48V, o que deve contribuir para números maiores de potência e de torque.

O novo motor 1.5 TSI substituirá gradativamente o atual 1.4 TSI de 150 cv com a chegada das regras de emissões de poluentes do Proconve L8. A diferença é que o novo motor conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. 

Já o sistema micro-híbrido de 48V substitui o alternador e o motor de arranque, auxiliando a reduzir o consumo de combustível. O recurso pode até mesmo “desligar” o motor a combustão em algumas situações de velocidade de cruzeiro, e é mais avançado do que o sistema híbrido-leve dos modelos nacionais da Stellantis. 

Motor 1.5 TSI da Volkswagen
Motor 1.5 TSI da Volkswagen
Foto: VW/Divulgação

A nova picape da Volks também deve ter versões com motor somente a combustão. Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades. Outros níveis de hibridização, mais avançados, devem chegar posteriormente a outros modelos da marca alemã.

Até por isso, a picape Udara pode ser um dos primeiros carros da Volkswagen a contar com a inédita plataforma MQB Hybrid, que equipará os novos modelos da marca nos próximos anos no Brasil. Ao que tudo indica, a nova base será uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37), que é maior do que a MQB-A0 do Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e do futuro Tera, que era a base mais cogitada para a picape anteriormente.

A base MQB-A1 é utilizada pelo Jetta e Taos, e deve ganhar uma nova arquitetura eletrônica mais moderna, permitindo a instalação de sistemas híbridos e itens de segurança mais avançados. Outra vantagem da nova base seria a largura maior, permitindo o ganho de porte dos modelos nacionais, uma vez que a base MQB-A0 não comporta sistemas híbridos avançados e tem porte menor.

Projeto MQB Hybrid: nova plataforma de carros da Volkswagen
Projeto MQB Hybrid: nova plataforma de carros da Volkswagen
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A nova base também estará presente nos dois novos carros que serão produzidos na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). A picape, no entanto, será feita em São José dos Pinhais (PR), local que já produziu o Golf com a plataforma MQB original. Inicialmente, a nova picape da Volkswagen seria baseada no conceito Tarok, que foi revelado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018.

Com a pandemia, no entanto, o projeto original foi engavetado na época e alterado posteriormente para aproveitar componentes do T-Cross. Por fora, o novo projeto deve trazer linhas semelhantes às dos SUVs europeus e picapes atuais da Volkswagen, mas com estamparia inédita. O nome final do modelo ainda não está definido.

De acordo com a revista Autoesporte e o site Mobiauto, a nova picape da Volkswagen terá suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas, a mesma solução utilizada pelo Fiat Strada, líder de vendas no Brasil. A escolha pela mesma arquitetura seria ressaltar a robustez da picape quando carregada e em terrenos mais acidentados.

Guia do Carro
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