Nova geração do Renault Duster chega à Colômbia, e segue longe do Brasil
Mercado colombiano recebe versão híbrida leve e tração 4x4; plataforma CMF-B é a mesma do futuro Boreal
Enquanto a nova geração do Duster era revelada no mercado europeu, ainda no final de 2023, a Renault sul-americana foi enfática ao afirmar que o modelo não seria comercializado por aqui. Naquela época, já circulavam informações sobre um utilitário esportivo inédito, com desenvolvimento 100% nacional, que hoje conhecemos como o Renault Boreal.
Além disso, não é de hoje que a montadora francesa vem reformulando sua estratégia para a América do Sul. A nova diretriz prioriza projetos próprios ou baseados em modelos da linha europeia, buscando se distanciar da imagem associada à Dacia, subsidiária romena focada em veículos de baixo custo.
Nas dimensões, o SUV mede 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,65 m de altura e tem entre-eixos de 2,65 m. O porta-malas comporta 472 litros. Ele é construído sobre a plataforma modular CMF-B, a mesma base que será usada pelo Boreal nacional.
Essa similaridade estrutural pode, teoricamente, facilitar uma eventual nacionalização do novo Duster, caso a Renault decida modernizar o modelo no Brasil. Atualmente, o SUV é oferecido por aqui com preços que variam de R$ 137.390 (versão Intense Plus 1.6 manual) até R$ 171.290 (versão Iconic Plus 1.3 turbo com câmbio CVT).
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!