Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

New Fiesta é o melhor em teste de segurança; J3 é o pior

13 nov 2012 - 14h09
(atualizado às 17h20)
Compartilhar

Vinicius Pereira
Direto de São Paulo

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), em parceria com a Latin NCap - organização europeia que promove testes de segurança em carros, - divulgou nesta terça-feira, em São Paulo, resultado do teste de oito carros comercializados no Brasil. Segundo o órgão, o veículo com melhor avaliação foi o Ford New Fiesta Hatch; já o pior foi o JAC J3.

Ao todo, oito veículos foram testados pelo órgão. Renault Sandero, Ford New Fiesta Hatch, Volkswagen Bora, JAC J3 Hatch, Honda City, Volkswagen Polo Hatch, Renault Fluence e Toyota Etios Hatch foram avaliados em uma escala que varia entre zero e cinco estrelas, em dois principais quesitos: a segurança de adultos e a de crianças dentro do veículo. A colisão foi realizada a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro automóvel.

Dentre os carros avaliados, o líder no ranking é o Ford New Fiesta Hatch, que recebeu quatro estrelas nos quesitos avaliados. Logo após aparecem o Toyota Etios e o Honda City, ambos também com quatro estrelas, mas que obtiveram uma pontuação menor no total.

Já os piores carros - com uma estrela - são o Renault Sandero que apresentou desempenho instável na carroceria, além da falta de airbag (o único avaliado nessa condição), e o JAC J3 - que mesmo com dois airbags - possui a estrutura da carroceria deficiente, segundo a pesquisa.

De acordo com a Proteste, os carros populares vendidos na América Latina estão 20 anos atrasados em relação aos comercializados na Europa Ocidental e nos EUA. "Neste teste vimos melhora em relação aos feitos anteriormente, porém ainda é notável que os modelos vendidos na região (América Latina) têm menos proteção do que os exatos mesmos modelos da Europa", afirmou Ronald Vroman, diretor do Instituto de Pesquisa de Consumo Europeu.

Confira o ranking dos modelos avaliados

1º Ford New Fiesta Hatch

2º Toyota Etios Hatch

3º Honda City

4º Renault Fluence

5º Volkswagen Polo Hatch

6º Volkswagen Bora

7º Renault Sandero

8º JAC J3

Proteste já realizou outras fases de avaliação

A Proteste já havia realizado outras duas fases de avaliação de segurança dos veículos, sendo uma em 2010 e outra em 2011.

Em 2010 foram testados os modelos Corolla EXi (quatro estrelas), Meriva GL Plus (quatro estrelas), Geely CK (quatro estrelas), Palio ELX 1.4 (quatro estrelas), Gol Trend 1.6 (quatro estrelas) e Peugeot 207 Compact 1.4 (quatro estrelas).

Em 2011 foram analisados os modelos Celta (uma estrela), Corsa (uma estrela), Novo Uno (uma estrela), Ka (uma estrela), Tiida (três estrelas), Cruze (quatro estrelas), Focus (quatro estrelas) e March (duas estrelas).

O JAC J3 recebeu a pior avaliação dentre os oito modelos
O JAC J3 recebeu a pior avaliação dentre os oito modelos
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra