Pedal - É a ponta de todo o sistema de freio. Basta um toque sutil e, se tudo estiver em condições, o veículo para. O que pode acontecer - O pedal em si não costuma estragar. Se ele começa a ceder, é indicativo que existe algo errado no sistema de freio. Prazo de troca - Geralmente não é trocado, salvo se entorta por algum acidente
Servo freio - Tem a função de auxiliar a atuação do freio, multiplicar para todo o sistema a força empregada pelo motorista no pedal. Sem ele, seria praticamente impossível parar o carro. Ele funciona com o vácuo gerado pelo funcionamento do motor. Esse é o motivo que deixa o pedal duro se você desliga o motor. O que pode acontecer - Em caso de defeito, o pedal fica pesado. Se isso acontecer, é um sintoma que o servo freio está estragando. Prazo de troca - Não precisa passar por manutenção. A média de durabilidade é entre 120 mil e 200 mil quilômetros. Só deve ser trocado se apresentar problema
Cilindro mestre - Sua função é de abastecer o sistema de freio com fluido vindo do reservatório e transformar a pressão mecânica de pisar no pedal em pressão hidráulica. O que pode acontecer - O maior problema é corrosão interna por uso de fluído contaminado com água ou vencido. Se as válvulas ou borrachas internas estiveram com problema, o pedal de freio ficará baixo. Prazo de troca - O cilindro dura mais de 100 mil quilômetros se for feita a manutenção correta, ou seja, troca do fluido de freio a cada 10 mil quilômetros
Fluído - É o líquido que faz funcionar todo o sistema hidráulico de freio. Fica no reservatório acima do cilindro mestre. O que pode acontecer - O principal problema é o acúmulo de água no fluído, que reduz a capacidade de frenagem. Ele não deve ser completado. Se baixou o nível, é sinal que há vazamento em algum lugar. Prazo de troca - A cada 10 mil quilômetros ou, no máximo, a cada dois anos se não atingir essa quilometragem
Canos e mangueiras - São os dutos que levam o fluído do cilindro mestre para as rodas. Há canos de cobre nas partes sem flexão e mangueiras próximas às rodas onde há movimento, os chamados flexíveis. O que pode acontecer - Como são condutores, os canos e mangueiras nunca podem se romper. Se isso ocorrer, vaza o fluído e carro pode ficar sem freio. Em caso de vazamento, a peça deve ser trocada imediatamente. Prazo de troca - Não há prazo de troca, mas precisam ser checados em todas as revisões. Se o motorista trocar o fluído a cada 10 mil quilômetros, a menor chance de corrosão nas peças
Pastilhas - São as peças que ficam em contato com o disco de freio para parar o veículo. Estão apenas nas rodas dianteiras na maioria dos carros. O que pode acontecer - Em caso de gastas, o carro fica com menos poder de frenagem. O desgaste pode ser sentido pelo pedal. Prazo de troca - A durabilidade vai depender do uso do motorista. Se ele anda mais na cidade e freia muito, as peças vão durar menos. Geralmente não são substituídas antes de 20 mil quilômetros
Discos - Como diz o nome, é em formato de um disco nas rodas e faz o contato com as pastilhas. O que pode acontecer - O principal problema dos discos é quando eles estão gastos, quebrados ou tortos. Isso provoca trepidações na hora de frear. Pastilhas gastas podem danificar os discos. Prazo de troca - Não há prazo de substituição. Em caso de desgaste ou frisos pelo atrito com pastilhas gastas, os discos podem ser retificados, mas é preciso observar a espessura mínima recomendada pelo fabricante
Lonas - Elas têm a função de fazer o atrito nas rodas traseiras com os tambores de freio. Elas também são responsáveis por travar o carro quando o motorista puxa o freio de mão, que é acionado por cabos. O que pode acontecer - Caso estejam gastas, diminuem a capacidade de frenagem nas rodas traseiras. Também tornam difícil parar o carro com o freio de mão. Prazo de troca - Assim como as pastilhas, depende da forma de uso. As lonas, porém, costumam durar mais do que as pastilhas porque o freio traseiro é menos exigido. Geralmente passam de 50 mil quilômetros
Tambores - É uma espécie de bacia que fica nas rodas traseiras no entorno das lonas de freio. Quando o freio é acionado, a lona toca no tambor para parar as rodas traseiras. O que pode acontecer - Mesma situação do disco. O maior problema é desgaste em caso da lona gastar. Prazo de troca - Não há prazo de troca. Em caso de desgaste, podem ser retificados para ficar novamente lisos, observando a espessura mínima do fabricante