Presilhas do tapete precisam ser originais; entenda
Entre os itens de segurança destacados no manual do proprietário, as presilhas do tapete do carro podem até parecer bobagem. Não são. As montadoras de automóveis consideram seguras somente as peças testadas e homologadas por elas. Produtos paralelos podem deixar o tapete do motorista solto e não evitam o avanço contra o pedal do acelerador, situação vista frequentemente em acidentes.
Até 10 anos atrás isso não chegava a preocupar as fabricantes de veículos, muito menos os motoristas. De uns anos para cá, porém, com o aumento da preocupação com segurança, empresas têm feito testes para fixar o tapete do motorista da melhor forma possível. O objetivo é evitar que ele fique solto e traga sustos ao motorista na hora de pisar na embreagem, freio ou acelerador. O acavalamento do tapete sobre o pedal direito, porém, é o que mais preocupa porque pode deixar o carro descontrolado.
Por isso, se você for trocar os tapetes, consulte o manual do proprietário. Lá possivelmente vai dizer exatamente qual modelo deve ser adquirido. Alguns modelos são fixados no assoalho com pequenos grampos. “Mais de 90%, dos tapetes originais, já possuem clipes de segurança no tapete do motorista, garantindo uma excelente fixação do tapete para não escorregar nos pedais, evitando desta maneira um possível acidente com o veiculo” explica Sérgio Wellichen, diretor da Borkar Tapetes, empresa que fornece peças para sete montadoras de veículos.
Se o manual do proprietário do seu carro não trata do assunto, é recomendado procurar uma concessionária para buscar informações. É fundamental também jamais usar tapetes de outro modelo de carro porque o desenho do assoalho é completamente diferente. Isso prejudica o encaixe.