Motor superaquecido deve ficar 15 minutos parado
Em caso de superaquecimento do motor, nem pense em continuar rodando ou abrir o capô assim que estacionar. A primeira providência do motorista deve ser encostar o veículo. Só depois de pelo menos 15 minutos parado verifique se não há vazamento de água antes de tentar seguir viagem.
A causa mais comum de superaquecimento é falta de água no radiador. Se o motor ferveu, a primeira providência é desligar tudo, esperar e verificar o nível do reservatório. Se estiver baixo, complete e siga viagem caso a luz da temperatura estiver desligada.
Mas se você constatou vazamento, chame o resgate. Em caso de forte perda de água, acionar o guincho é a única saída, garante o professor Marcelo Massarani do Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
“Se por algum motivo o motor está trabalhando sem ser refrigerado, o risco de fundir ou de ocorrer o derretimento de peças no interior do mesmo é enorme”, justifica Marcelo.
Um indício de que está prestes acontecer ou que já ocorreu o superaquecimento pode ser o excesso de vapor saindo do capô, mesmo depois de um tempo com o carro desligado.
Cuidado com o reservatório
Com ou sem excesso de vapor, Marcelo desaconselha em todas as situações abrir a tampa do reservatório do radiador. Como a água ferve a bem mais de 100 graus por causa da combinação com aditivos justamente para elevar a temperatura de ebulição, as chances de queimadura são reais.