Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mercedes-Benz com nova bateria de estado sólido faz mais de 1.200 km sem recarregar

Protótipo do sedã EQS equipado com nova bateria da Mercedes-Benz ainda terminou teste com autonomia residual de 137 km; marca alemã deve começar a implantar sistema no fim da década

19 set 2025 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Novas descobertas e soluções sobre tecnologias são constantes. Agora, quem deu mais um passo rumo ao futuro é a Mercedes-Benz, que anunciou um avanço significativo para o universo dos veículos elétricos. A fabricante apresentou um protótipo equipado com bateria de estado sólido capaz de percorrer mais de 1.200 quilômetros com apenas uma carga.

Protótipo saiu de Stuttgart, na Alemanha, rumo a Malmö, na Suécia
Protótipo saiu de Stuttgart, na Alemanha, rumo a Malmö, na Suécia
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação / Estadão

Na ação foi usado, como carro de teste, um sedã EQS, que partiu de Stuttgart (Alemanha), e terminou em Malmö (Suécia) sem qualquer parada. E o protótipo equipado com nova bateria terminou as atividades com autonomia residual de 137 km. De acordo com a Mercedes-Benz, o novo componente oferece maior densidade energética, mais segurança térmica e tempo de recarga reduzido na comparação com as baterias de íons de lítio, amplamente usadas no setor automotivo hoje em dia.

Bateria de estado sólido traz mais benefícios para carros elétricos
Bateria de estado sólido traz mais benefícios para carros elétricos
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação / Estadão

O sistema de bateria - que utiliza células de lítio-metálico da Factorial Energy - foi desenvolvido em parceria com o High Performance Powertrains e com o centro de tecnologia de Fórmula 1 da Mercedes-Benz. Essa tecnologia é a esperança da marca em se posicionar na vanguarda da mobilidade elétrica. E, para checar todas as demandas do percurso, a marca utilizou softwares de condução assistida que simulavam condições reais de tráfego ao longo do trajeto.

Ainda não há indícios sobre a aplicação do componente e chegada da nova bateria de estado sólido ao mercado, mas a fabricante promete ainda para esta década. De qualquer forma, o CEO Ola Källenius já confirmou que a marca não se tornará 100% elétrica, afinal, a ideia é continuar com a tradição dos motores V8 e V12 em modelos esportivos.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade