Longe do Brasil há quase 20 anos, Alfa Romeo registra SUV Junior no país
Lançado na Europa em 2024, novo Alfa Romeo Junior tem versões elétricas de até 240 cv e apareceu nos registros de patente do INPI brasileiro
Distante do Brasil desde 2006, a Alfa Romeo registrou na última semana o SUV Junior no Brasil. O modelo, apresentado no ano passado na Europa, apareceu nos registros do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Utilizando a mesma plataforma e-CMF do Peugeot e-2008 e do Jeep Avenger, o Alfa Romeo Junior tem versões híbridas e elétricas de até 240 cv de potência.
Alfa Romeo Junior teve nome trocado após polêmica
Apresentado como Alfa Romeo Milano, o SUV teve o nome trocado para Junior poucos dias depois do governo italiano ter barrado o uso do nome da cidade italiana homônima (em português, Milão), onde a Alfa Romeo surgiu em 1910.
Por fora, o Junior não nega que é um verdadeiro Alfa Romeo. Para isso, o modelo traz a característica grade Cuore Sportivo com o logotipo da marca estilizado na parte de dentro. Os faróis de LED trazem assinatura visual em formato de "C" e são integrados às entradas de ar no para-choque. Na lateral, o destaque fica para a linha de cintura elevada, com as maçanetas traseiras embutidas na coluna "C".
Alfa Junior briga com o Volvo EX30 na Europa
Já na traseira, as lanternas de LED são interligadas em uma peça de formato de bumerangue. Medindo 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,53 m de altura, o Alfa Romeo Milano tem porte próximo ao do Volkswagen Nivus, mas briga com modelos como o Volvo EX30 e o Audi Q2 na Europa. Para efeito de comparação, o entre-eixos de ambos é de 2,56 m, mas o modelo brasileiro é 9 cm mais comprido.
Por dentro, o novo Alfa Junior conta com um painel digital de 10,25" e uma central multimídia do mesmo tamanho com as funções Android Auto e Apple CarPlay. Os comandos são voltados ao motorista e as saídas laterais têm formato de trevo de quatro folhas. Em algumas versões, há bancos esportivos da marca Sabelt.
SUV da Alfa tem versões híbridas e elétricas
Sob o capô, o Milano terá versões híbridas equipadas com o motor 1.2 turbo associado a um propulsor elétrico. Juntos, eles oferecem 136 cv de potência combinada. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de 6 marchas. Já a tração é dianteira ou integral, dependendo da versão.
No entanto, o destaque fica para as duas opções elétricas, que devem corresponder a grande parte das vendas do SUV. Uma das configurações terá 156 cv, enquanto a topo de linha Veloce – com apelo esportivo – terá 240 cv de potência. Já o alcance varia entre 370 km e 410 km, sempre no ciclo WLTP europeu.
Vinda do Alfa Romeo Junior ao Brasil ainda é incerta
O novo Alfa Romeo Junior é produzido em Tychy, na Polônia. Para a tristeza dos fãs da marca no Brasil, o SUV ainda tem chances remotas de chegar ao mercado brasileiro. No entanto, o registro dele no INPI pode reacender os rumores de uma possível volta da Alfa Romeo ao país no futuro.