Inédito carro da Apple é cancelado após 10 anos de projeto
Após 10 anos de projeto, Apple desiste de ter seu próprio carro e vai focar no desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial
O tão falado carro da Apple parece ter subido no telhado de vez. De acordo com o site americano Bloomberg, a marca da maçã teria cancelado o projeto do seu primeiro carro. Com cerca de 10 bilhões de dólares – cerca de R$ 49,7 bilhões – investidos na empreitada automotiva ao longo da última década, a Apple decidiu concentrar seus esforços na área de Inteligência Artificial (IA).
Ainda segundo a imprensa estadunidense, a Apple teria comunicado internamente na última terça-feira, 27, sobre o cancelamento do projeto. Lançado em 2014, o Project Titan contava com uma equipe de cerca de 2.000 funcionários, que serão remanejados para o desenvolvimento de novas tecnologias de IA.
Entre os antigos rumores, o futuro carro da Apple poderia incluir até mesmo uma parceria com montadoras como Hyundai e Toyota. Além disso, a própria Apple teria conversado há alguns anos com Elon Musk para possivelmente adquirir a Tesla. No entanto, a gigante de tecnologia decidiu na época investir em seu próprio veículo.
Previsto inicialmente para 2026 – e depois para 2028, o hipotético carro da Apple deveria contar com uma ampla integração com o ecossistema de produtos da marca – em especial o Apple CarPlay, além de recursos de condução semi autônoma e motorização elétrica.
Outro ponto bastante especulado era em torno do design do veículo, uma vez em que a marca é reconhecida pelos belos designs de produtos como o iPhone, iPad e MacBook. De qualquer forma, a Apple pretende manter os esforços na evolução do sistema CarPlay, que deve contar com uma interface mais imersiva e recursos extras para os próximos anos.