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Hyundai HB20 mostra resiliência e capricha no conteúdo para se manter competitivo

À espera da nova geração, hatch compacto ainda vende alto volume e continua bem equipado, sobretudo na versão de topo, com recursos avançados e motor 1.0 turboflex

13 out 2025 - 16h40
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O Hyundai HB20 está próximo de trocar de geração. Já são seis anos de mercado desde que o modelo atual estreou, em 2019. Porém, os desafios agora são maiores. Na época, os hatches eram os campeões e os SUVs não tinham dominado o mercado. Isso vem mudando rapidamente com a chegada de modelos como Citroën Basalt, Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera.

A própria Hyundai trabalha em seu inédito SUV compacto. Porém, o HB20 continua a ser o "pãozinho quente" da marca. Embora o SUV Creta seja o carro mais vendido no varejo, o hatch compacto continua a cumprir sua missão de vender alto volume. Em setembro foram 8.796 unidades e, no acumulado de 2025, já são 58.775 emplacamentos do modelo feito em Piracicaba (SP).

No ranking dos hatches, o HB20 é o 3º colocado neste ano, atrás de Fiat Argo e do líder absoluto VW Polo. Isso, claro, é mérito da Hyundai, que mantém seu modelo competitivo. Recentemente, a montadora lançou a linha 2026 do hatch e do sedã HB20S. Foram apenas ajustes na gama de versões. E o Jornal do Carro acelerou o HB20 Platinum 2026, com preço sugerido de R$ 130.590.

Como é a versão mais cara do Hyundai HB20

O hatch compacto já é um veterano no mercado e não causa mais aquele impacto de lançamento. Mas o visual da última reestilização o mantém moderno, com lanternas em formato de "L" conectadas por uma moldura vermelha. Os conjuntos ópticos usam lâmpadas halógenas - não há ainda opção full LEDs. Porém, digamos que o HB20 continua a oferecer identidade própria na categoria.

A bordo, o estilo também é atual, com multimídia flutuante de 7 polegadas no centro do painel e materiais que agradam ao toque. No geral, o modelo da Hyundai continua a mostrar qualidade na cabine, com acabamento caprichado que convence. Bancos, volante e apoios de braços das portas dianteiras são forrados com couro na versão Platinum. E há molduras prateadas.

Um ponto alto desde a primeira geração do modelo é o isolamento acústico. Em movimento, quase não se ouve o motor 1.0 turboflex de três cilindros trabalhar. O ronco é sutil, assim como os ruídos de contato das rodas com o asfalto. Já o ajuste de suspensão continua equilibrado. Não é tão firme quanto no VW Polo, nem tão macio quanto no Fiat Argo. No geral, o HB20 tem rodar suave.

Na atual linha 2026, o destaque da versão Platinum é a lista de série bem completa. O hatch deve alguns conteúdos mais modernos, como, por exemplo, carregador de celular por indução e freio eletrônico de estacionamento - ainda temos a boa e velha alavanca entre os bancos. Por outro lado, o pacote de segurança traz itens sofisticados do pacote ADAS.

Há recursos como assistente de permanência e centralização de faixa, frenagem automática de emergência com reconhecimento de ciclistas e pedestres, alertas de pontos cegos nos retrovisores e farol alto automático. Também são de série na versão monitores de pressão dos pneus, de fadiga do motorista e o alerta de saída segura, que avisa se tem outro veículo vindo no desembarque.

HB20 Platinum vale a compra?

A essa altura do campeonato, os hatches estão cada vez mais preteridos pelos SUVs. Por isso, o HB20 Platinum foca a oferta de conteúdos e faz isso muito bem. Na sua atual faixa de preço, com tabela de R$ 130 mil, o hatch entrega ótimo pacote. Além de muitos recursos de segurança, capricha nos itens de conforto e entrega boa conectividade, apesar da tela pequena do multimídia.

O motor 1.0 turboflex cumpre bem seu papel e é ajudado pelo baixo peso do hatch (1,1 tonelada). O câmbio automático de seis marchas faz um bom par, com trocas dinâmicas e paddle-shifts no volante. O desempenho não é esportivo, mas o Hyundai é ágil no dia a dia (a aceleração de 0-100 km/h leva 10,7 segundos). O consumo também agrada, principalmente com gasolina.

PRÓS

Motor 1.0 turbo tem bom desempenho, isolamento acústico e conforto acima da média, versão é repleta de conteúdos, incluindo assistentes semiautônomos do pacote ADAS;

CONTRAS

Preço na faixa dos SUVs compactos, idade do projeto e multimídia pequeno para os padrões atuais.

FICHA TÉCNICA

Hyundai HB20 Platinum 1.0 turbo AT6

Preço: R$ 130.590 (+R$ 1.700 pintura Azul Sapphire)

  • Motor: 1.0, 12V, 3 cil., turbo, flex
  • Potência: 120 cv (E) e 115 cv (G) a 6.000 rpm
  • Torque: 17,5 mkgf (E/G) a 1.500 rpm
  • Câmbio: Automático, seis marchas; tração dianteira
  • Comprimento: 4,01 m
  • Altura: 1,47 m
  • Largura: 1,72 m
  • Entre-eixos: 2,57 m
  • Porta-malas: 300 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Peso (ordem de marcha): 1.110 kg
  • Acel. 0-100 km/h: 10,7 segundos
  • Velocidade máxima: 190 km/h
  • Consumo urbano: 9,2 km/l (E) e 13,2 km/l (G)
  • Consumo rodoviário: 10,2 km/l (E) e 14,7 km/l (G)

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Estadão
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