Hilux GR-Sport mostra que Toyota tem picape esportiva de verdade
Durante avaliação em pista, Toyota Hilux GR-Sport comprovou que é mais do que apenas uma versão “esportivada” da picape
De maneira bastante representativa, a Toyota ofereceu à imprensa especializada a oportunidade de ter o primeiro contato com a recém-lançada picape Hilux GR-Sport.
O modelo, que vem do Rally-Road pela Gazoo Racing, divisão de automobilismo da marca nipônica, foi lançado há pouco mais de um mês e chegou com números que impressionaram quando divulgados. O que se viu após um rápido teste com o mais novo produto da marca foi que esses mesmos algarismos aparecem na prática.
E, para efeito comparativo, a Toyota colocou um produto seu no mesmo teste. Uma Hilux versão SRX foi a primeira picape à qual os jornalistas tiveram acesso para uma volta na pista off-road construída no Autódromo Vello Cittá, em Mogi Guaçu (SP).
A configuração do motor turbo com 204 cv e 499 Nm foi suficiente para a Hilux vencer a sinuosa pista sem qualquer susto, porém dentro da normalidade de uma picape 4x4 com suspensão dianteira de braços sobrepostos e com eixo rígido na traseira. Porém, a primeira volta foi mais um reconhecimento de pista do que propriamente um teste com o carro.
Na Hilux GR-Sport a configuração já muda por completo. A começar pelo motor turbodiesel 2.8 16V, 4 cilindros em linha, que tem turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD).
Com isso, entrega 224 cv e 539 Nm de torque. A transmissão é a automática de seis marchas e a picape conta com borboletas junto ao volante. Os pneus são de 17”, ou seja, menores que os da versão SRX (são 18”), porém mais largos. Assim, “prendem” mais a picape no chão e a auxiliam em curvas mais fechadas. A suspensão é rigorosamente igual à versão testada anteriormente.
Na pista, a diferença foi cristalina. Se a Hilux SRX andou sem problemas, a GR-Sport deu um show. A pista mais plana, embora sendo de terra, foi percorrida em alta velocidade e total segurança.
Os pneus mais largos mostraram sua importância nas curvas fechadas. A suspensão trabalhou tão bem que os impactos nos trechos mais sinuosos tiveram bem menos intensidade na cabine em um comparativo com a versão SRX da picape. Com 29 graus de ângulo de ataque e 26 para a saída, a Hilux GR-Sport passou sem o menor problema sobre desníveis, mesmo em velocidade.
Na picape destacam-se os faróis bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9”.
Tem, também, monitor com sistema de visão 360°. Conta ainda com assistente de partida em rampa, controle ativo de tração, bloqueio do diferencial traseiro e modos de condução ECO e Power (a configuração na qual andamos).
A nova Hilux GR-SPORT ainda possui o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe de: Sistema de Pré-Colisão Frontal, Sistema de Alerta de Mudança de Faixa e Controle de Cruzeiro Adaptativo.
A picape chama a atenção também por suas características. Por fora, a grade frontal foi projetada para maximizar a área de resfriamento e os dutos de ar. Na dianteira está a inscrição Toyota no lugar do logotipo. É exclusiva das versões GR.
Um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo têm o objetivo de proporcionar melhores recursos para desempenho off-road. Na parte interna, os bancos dianteiros são revestidos com couro. O painel e console central são na cor preto brilhante.
No lançamento, o valor anunciado para a picape foi de R$ 367.390,00.