Goodyear apresenta pneus para uso severo em picapes e SUVs
Produtos têm características para melhor desempenho em pista molhada e terrenos sem asfalto; ônibus e caminhões entram no "pacote"
Veículos de maior porte e que fazem uso mais severo dos pneus são o público-alvo dos mais recentes lançamentos da Goodyear, que apresentou, de maneira simultânea, Eagle F1 Asymmetric 6, Duratrac RT, Boulder MT e Cooper Works Series. São produtos para diferentes tipos de veículos, mas com conceitos similares: oferecer segurança e maior durabilidade.
Dos quatro lançamentos, o Eagle F1 Asymmetric 6 é o que tem foco no asfalto e chega com as promessas de entregar maior resistência ao rolamento e alta aderência em condições secas e molhadas, além de estabilidade nas curvas, condução esportiva e emissões de ruído reduzidas. Para tanto, o pneu recebe as tecnologias Dry Contact Plus e Wet Braking Pro.
A Dry Contact Plus, o Eagle F1 Asymmetric 6 serve para pistas secas, oferecendo uma área de contato ao solo adaptativa capaz de se ajustar de acordo com às variações de carga e estilo de direção.
Para as pistas molhadas, a tecnologia Wet Braking Pro faz com que o composto da banda de rodagem tenha um sistema de resina que permite que o pneu tenha mais micro-contato com o solo e melhore a frenagem.
A redução de ruído se dá com o design de lâminas mais finas nos blocos centrais, além do sulco chanfrado radial para amortecer as frequências de ruído. Além disso, o Eagle F1 Asymmetric 6 recebe uma forma aerodinâmica da parede lateral para gerenciar a turbulência e o fluxo de ar ao redor do pneu e da lateral do veículo.
O modelo chega ao Brasil em 23 medidas entre os aros 17 e 22.
Uso severo
Para picapes, SUVs e modelos que andam também (ou somente) fora do asfalto, a Goodyear apresentou dois modelos. O Duratrac RT e o Boulder MT complementam a linha Wrangler. De uso misto (para asfalto e terra), o primeiro tem característcas que o tornam mais resistente, posicionando-se entre o Wrangler AT Adventure e o Boulder MT.
O Wrangler Duratrac RT tem um desenho da banda de rodagem com blocos uniformes e bordas dentadas, proporcionando aderência e tração melhores na lama e outras superfícies menos lisas.
O modelo recebe tecnologia Tri-Shield, uma construção de três camadas no costado, para entregar melhor proteção contra impactos, perfurações e cortes. Há também a tecnologia DuraEdge, com sulcos profundos na banda de rodagem para terrenos acidentados.
Com versões para aros entre 17 e 22, o Duratrcac RT calça modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Land Rover Defender, Jeep Wrangler e picapes da Ram.
O Wrangler Boulder MT é voltado ao uso severo do veículo. O pneu é produzido na construção Duraply Technology, com três camadas, para oferecer melhor resistência contra penetrações no costado.
O pneu conta com grandes blocos na banda de rodagem com Tractive-Groove Technology, para ajudar a manter o pneu em movimento em terrenos como lama, areia e pedras. Assim, não mantém pedras nos sulcos e promove auto-limpeza, graças aos grandes espaços entre os blocos. Isso melhora a tração em condições extremas.
Com versões entre os aros 15 e 22, o pneu pode estar em modelos como Mitsubishi L200 Savana, Ford Ranger, Land Rover Defender, e Ford Broco.
Pesados
Para caminhões e ônibus a Goodyear apresentou a linha Cooper Works Series. Disponível inicialmente na medida 295/80R22.5, apresenta banda de rodagem mais larga, com ombros robustos para melhor distribuição de peso no piso e maior quilometragem.
Conta também com a tecnologia de proteção lateral que preserva o costado contra danos, aumentando a durabilidade da carcaça; além de protetores de sulco que minimizam a retenção de pedras e uma carcaça reforçada com a tecnologia Duralife, além da tecnologia Wear Square, que ajuda a identificar o momento certo para a troca.