Golf GTI Edition 50 será revelado no dia 20 de junho; veja detalhes
Apresentação do novo Golf GTI, que comemora os 50 anos da sigla esportiva, está marcada para sexta-feira; modelo já bateu recorde no circuito de Nürburgring
O mais potente de todos os tempos. É com esse apelo que a Volkswagen vai lançar o próximo Golf GTI, o que acontecerá nesta sexta-feira (20). O modelo, aliás, comemora os 50 anos da sigla e, por isso, leva o sobrenome Edition 50.
Acredita-se que o novo Golf GTI, que terá foco em performance e alterações dinâmicas para aguentar a maior potência, tenha cavalaria maior do que os 300 cv da configuração GTI Clubsport. Por ora, a VW não deu muitas informações sobre o modelo.
O que se sabe, no entanto, é que o hatch já fez história no circuito de Nürburgring Nordscheleife (Alemanha), uma das pistas mais desafiadoras do planeta com seus mais de 20 km de extensão e cerca de 150 curvas. Antes mesmo de sua estreia oficial na Europa, o novo VW Golf GTI Edition 50 já é recordista, e se tornou o Volkswagen de produção mais rápido a completar uma volta na lendária pista. Veja o vídeo, abaixo.
De acordo com comunicado da marca, o piloto Benny Leuchter (no comando), completou a volta na pista em 7:46.13 minutos. Trata-se, portanto, de um novo recorde, e que nunca tinha sido alcançado por um modelo de produção da VW nesse circuito. "O novo Golf GTI Edition 50 é uma declaração clara da Volkswagen sobre o autêntico conceito GTI, a combinação de potência superior com um chassi extremamente preciso, além de uma tração dianteira mais eficaz do que nunca", declarou.
Alguns detalhes
Apesar de não mencionar datas, a VW do Brasil já deixou claro que o Golf GTI retornará ao País em sua versão regular. A ideia é que o hatch seja mais um integrante do que a fabricante chama de VW Legends - linha composta por Nivus GTS e Jetta GLI.
Quando for lançado, o Golf GTI Edition 50 vai oferecer um pacote de performance, que inclui acerto de suspensão voltado para as pistas, rodas de 19? forjadas e pneus semi-slick Potenza Race da Bridgestone. Por conta da leveza das rodas, o carro tem uma redução considerável de massa não suspensa, o que melhora ainda mais o desempenho.
A marca informa que o carro do recorde estava equipado com esse pacote e que, por isso, se mostrou extremamente acertado para uma pista com as características de Nürburgring. Como o VW Golf GTI Edition 50 não teve suas vendas iniciadas, o esportivo será listado na categoria de carros pré-série no ranking de recordes do circuito alemão.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!
