Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

GM confirma: vai eliminar Android Auto e Carplay em todos os seus carros

Mary Barra, CEO da General Motors, diz que montadora vai remover plataformas de espelhamento de Apple e Google de todos os veículos da empresa

26 out 2025 - 10h13
Compartilhar
Exibir comentários

Os próximos carros a combustão da General Motors virão sem as populares plataformas de espelhamento de smartphones, Apple Carplay e Google Android Auto. A remoção dos sistemas foi confirmada nesta semana pela CEO da GM, Mary Barra, em podcast do site norte-americano, The Verge.

A decisão de remover as plataformas de Apple e Google surgiu em 2023. Na época, o chefe da divisão de infotainment da GM, Tim Babbitt, declarou que a montadora iria excluir os sistemas de seus carros por questões de segurança. Entre elas, gráficos pobres, respostas lentas, instabilidade e frequentes quedas de conexão.

De lá para cá, a GM removeu Carplay e Android Auto de seus carros elétricos. À venda no Brasil, os Chevrolet Equinox EV e Blazer EV não oferecem as plataformas de espelhamento. Ambos vêm de fábrica com software nativo da empresa, chamado de Ultify. Nele, é possível instalar aplicativos e receber atualizações remotas.

Curiosamente, a plataforma da GM utiliza o Google Built-in que, futuramente, permitirá a integração do Gemini, a inteligência artificial da big tech. Mary Barra não deu prazo para a remoção do Carplay e do Android Auto nos veículos a combustão das quatro marcas da empresa - Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC.

Painel do Onix Plus Premier 2026 com o novo cockpit virtual da Chevrolet
Painel do Onix Plus Premier 2026 com o novo cockpit virtual da Chevrolet
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Mudança vai afetar futuros modelos da GM

Entretanto, vale dizer que, diferente de Equinox EV e Blazer EV, que são elétricos feitos pela GM no México, o recém-lançado Chevrolet Spark EUV, jipinho chinês (veja o vídeo abaixo), oferece conexão com Android Auto e Apple Carplay de fábrica. Ou seja, por ora a decisão afeta apenas os modelos nativos da GM.

Da mesma forma, as linhas 2026 de Onix, Onix Plus e Tracker também vêm de fábrica com as populares plataformas de espelhamento de Apple e Google. Inclusive, o novo cockpit virtual da Chevrolet disponível nos modelos, com multimídia de 11?, oferece conexão sem fio com os sistemas.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade