Geely EX2 estreia no Brasil como um dos carros elétricos mais baratos
Chinês mais vendido da China em 2025, hatch da Geely tem tamanho de BYD Dolphin, mas chega ao País custando o mesmo que o Dolphin Mini
Na mesma semana em que anunciou a compra de 26,4% das ações da Renault do Brasil, a Geely dá um grande passo para se tornar uma das marcas chinesas mais populares do País. Principal concorrente da BYD na China, a montadora lança o EX2, seu segundo carro 100% elétrico e o atual campeão de vendas da empresa no concorrido mercado chinês.
View this post on Instagram
Disponível em duas versões, ambas com o mesmo conjunto elétrico, o Geely EX2 estreia com preço especial de lançamento: a opção de entrada Pro custa R$ 119.990 e a de topo de linha Max sai por R$ 135.100. Curiosamente, os sobrenomes são os mesmos usados pelo desejado Apple iPhone.
Após esgotar o primeiro lote, os valores serão ligeiramente reajustados para R$ 123.800 (Pro) e R$ 136.800 (Max). Com esse posicionamento, o Geely EX2 chega para disputar vendas tanto com o BYD Dolphin Mini (R$ 119.990), atual carro elétrico mais vendido do País, quanto com o BYD Dolphin (R$ 149.990).
Motor traseiro e "fronta-malas"
Com 4,13 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,65 m, o Geely EX2 (chamado de Geome Xingyuan na China) é um hatch compacto de dimensões generosas e com alguns trunfos. Por exemplo, o modelo é o único elétrico da categoria com motor instalado no eixo traseiro - e com tração traseira.
Nos dados oficiais, o conjunto elétrico gera 116 cv de potência e um torque máximo imediato de 15 Nm (15,3 mkgf). Segundo a marca chinesa, a aceleração de 0-100 km/h é feita 10,2 segundos, com velocidade máxima de 140 km/h. Já a bateria de 39,4 kWh tem autonomia de 289 km no padrão do Inmetro.
O carregamento pode ser feito em corrente direta (DC) ou alternada (AC). O que muda é o tempo: são 21 minutos para recuperar de 30% até 80% da energia em estações de alta potência, e até 6,5 horas para completar 100% da carga em carregadores Wallbox, como os residenciais.
Com quatro opções de pintura (verde "Pistache" de lançamento, cinza "Street", branco "Horizon" e prata "Urban"), o Geely EX2 tem uma lista de equipamentos bem robusta desde a versão Pro. Por exemplo, já vem com seis airbags, saídas de ventilação para o banco traseiro e multimídia com tela de 14,6 polegadas.
Já a versão Max adiciona banco elétrico para o motorista, teto pintado de preto, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go, sistema de câmera panorâmica, iluminação ambiente personalizável na cabine, carregador de celular por indução e rodas de liga leve de 16?.
O porta-malas do Geely EX2 tem surpreendentes 375 litros no padrão VDA. E, por ter motor traseiro, há um "frunk" (junção de "front" e "trunk", em inglês) no cofre dianteiro. Pois a Geely vai chamar esse porta-malas dianteiro de "fronta-malas" - a empresa até patenteou o nome no Brasil.
As vendas do Geely EX2 começam nesta sexta-feira, 7. Conforme o Jornal do Carro antecipou, o primeiro lote chegou da China no fim de outubro com um grande carregamento. Além da dupla da BYD, o hatch elétrico também concorrerá com o recém-lançado Chevrolet Spark e com o GWM ORA 03 - todos importados da China.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!