Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Flagra: Suzuki eVitara, primeiro elétrico da marca, está em testes no Brasil

Mini SUV elétrico é um dos modelos esperados para restabelecer operação da Suzuki no Brasil após lei de emissões parar importação do Jimny Sierra

19 jun 2025 - 00h05
Compartilhar
Exibir comentários

Uma novidade exótica da Suzuki deu as caras no Brasil recentemente, Trata-se do eVitara, flagrado em Catalão (GO) enquanto realizava uma recarga em um ponto público, segundo publicação dos colegas do perfil "Placa Verde" no Instagram. A aparição sugere que a fabricante japonesa avalia trazê-lo para o mercado brasileiro.

Apresentado no final de 2024, o eVitara será montado na fábrica indiana de Gujarat, com produção programada para começar no segundo trimestre de 2025. A princípio, o foco são os mercados asiáticos e europeus, mas a presença do carro em testes por aqui indica que a América Latina também pode recebê-lo.

Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara
Foto: Suzuki/Divulgação / Estadão

Desenvolvido a partir do conceito eVX, o modelo tem 4,28 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura, porte típico dos utilitários compactos. Por aqui, em matéria de rivais, seu concorrente direto deve incluir o Peugeot e-2008, por exemplo.

Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara
Foto: Suzuki/Divulgação / Estadão

Visualmente, o SUV exibe um estilo robusto e angular, uma ruptura total com o antigo Vitara. O interior combina dois painéis digitais com comandos físicos tradicionais e um console central, que traz um seletor giratório de marchas. Três configurações de motorização estão previstas: duas com tração dianteira e 144 cv ou 174 cv, e uma versão AWD com 184 cv combinados e modo Trail para uso fora do asfalto.

Modelo é ação para manter a Suzuki viva no Brasil

A Suzuki equipará o eVitara com baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), em opções de 49 kWh e 61 kWh. A autonomia, segundo o padrão WLTP, varia entre 310 e 450 quilômetros, dependendo da versão escolhida. O tempo de recarga ainda não foi informado oficialmente.

Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara
Foto: Suzuki/Divulgação / Estadão

A Suzuki, inclusive, continua firme no mercado brasileiro, apesar de especulações sobre uma possível retirada. Atualmente, a marca oferece apenas o Jimny Sierra, cuja importação foi encerrada por conta da atual lei de emissões nacional, restando-lhe apenas seu estoque.

Recentemente, em entrevista ao JC, o CEO da HPE Automotores, empresa brasileira responsável pelas marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos, Mauro Correia, explicou que o portfólio da marca japonesa será expandido "em breve". Com isso, os planos para o fabricante estão longe de passar por riscos.

Ainda sem preço definido, o eVitara pode custar entre R$ 180 mil e R$ 250 mil em conversão estimada, ficando na faixa de valores praticados por modelos elétricos compactos no Brasil.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade