Flagra: Suzuki eVitara, primeiro elétrico da marca, está em testes no Brasil
Mini SUV elétrico é um dos modelos esperados para restabelecer operação da Suzuki no Brasil após lei de emissões parar importação do Jimny Sierra
Uma novidade exótica da Suzuki deu as caras no Brasil recentemente, Trata-se do eVitara, flagrado em Catalão (GO) enquanto realizava uma recarga em um ponto público, segundo publicação dos colegas do perfil "Placa Verde" no Instagram. A aparição sugere que a fabricante japonesa avalia trazê-lo para o mercado brasileiro.
Apresentado no final de 2024, o eVitara será montado na fábrica indiana de Gujarat, com produção programada para começar no segundo trimestre de 2025. A princípio, o foco são os mercados asiáticos e europeus, mas a presença do carro em testes por aqui indica que a América Latina também pode recebê-lo.
Desenvolvido a partir do conceito eVX, o modelo tem 4,28 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura, porte típico dos utilitários compactos. Por aqui, em matéria de rivais, seu concorrente direto deve incluir o Peugeot e-2008, por exemplo.
Visualmente, o SUV exibe um estilo robusto e angular, uma ruptura total com o antigo Vitara. O interior combina dois painéis digitais com comandos físicos tradicionais e um console central, que traz um seletor giratório de marchas. Três configurações de motorização estão previstas: duas com tração dianteira e 144 cv ou 174 cv, e uma versão AWD com 184 cv combinados e modo Trail para uso fora do asfalto.
Modelo é ação para manter a Suzuki viva no Brasil
A Suzuki equipará o eVitara com baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), em opções de 49 kWh e 61 kWh. A autonomia, segundo o padrão WLTP, varia entre 310 e 450 quilômetros, dependendo da versão escolhida. O tempo de recarga ainda não foi informado oficialmente.
A Suzuki, inclusive, continua firme no mercado brasileiro, apesar de especulações sobre uma possível retirada. Atualmente, a marca oferece apenas o Jimny Sierra, cuja importação foi encerrada por conta da atual lei de emissões nacional, restando-lhe apenas seu estoque.
Recentemente, em entrevista ao JC, o CEO da HPE Automotores, empresa brasileira responsável pelas marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos, Mauro Correia, explicou que o portfólio da marca japonesa será expandido "em breve". Com isso, os planos para o fabricante estão longe de passar por riscos.
Ainda sem preço definido, o eVitara pode custar entre R$ 180 mil e R$ 250 mil em conversão estimada, ficando na faixa de valores praticados por modelos elétricos compactos no Brasil.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!
