Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fim de uma era: Jeep Renegade encerra produção na Europa após 11 anos

SUV compacto da Jeep deixa de ser fabricado na Itália num movimento alinhado à transição elétrica e à revisão da gama da Stellantis

20 out 2025 - 13h14
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Jeep Renegade e-Hybrid: fim da produção do SUV compacto na Itália
Jeep Renegade e-Hybrid: fim da produção do SUV compacto na Itália
Foto: Stellantis / Guia do Carro

A Stellantis informou que encerrou a produção do Jeep Renegade na planta de Melfi, na Itália, encerrando assim a carreira de 11 anos do SUV compacto na Europa. A notícia foi dada na semana passada pelo site italiano ClubAlfa e confirmada nesta segunda-feira, 20, pelo Motor1 da Itália e do Brasil.

Por que o Jeep Renegade foi importante

O Renegade foi o primeiro veículo da Jeep fabricado fora dos Estados Unidos. Suas dimensões mais compactas (aproximadamente 4,24 m, no início) o tornavam bem adaptado ao mercado europeu que buscava SUVs sem “exageros” de tamanho, segundo o ClubAlfa.

O sucesso do Renegade na Itália fez a então FCA (Fiat Chrysler Automobiles) produzi-lo também no Brasil. E deu muito certo, pois ele chegou a ser líder de mercado e continuia sendo produzido na fábrica de Goiana (PE). 

Outro detalhe importantíssimo do Renegade foi a oferta de trração 4x2 (dianteira) para uso urbano ou estradeiro e 4x4 para manter o espírito aventureiro da Jeep. 

O que motivou o fim da produção do Renegade

  • A plataforma usada – a Small Wide – está datada e não há planos para seu desenvolvimento futuro. 
  • O mercado de SUVs compactos está cada vez mais pressionado pela eletrificação, concorrência intensa e consumidores mais exigentes em tecnologia.
  • No caso dos EUA, as vendas do Renegade despencaram: em 2022 vendeu cerca de 27.500 unidades.
  • A própria Stellantis anunciou que a linha da Jeep europeia passará a se apoiar em modelos como o Jeep Avenger (menor) e no renovado Jeep Compass, sugerindo deslocamento da “porta de entrada” da marca. 

No Brasil, Renegade terá a pressão do Avenger

Para o mercado brasileiro, onde o Jeep Renegade ainda tem boa presença, o fim da produção europeia talvez seja o indício do que acontecer no Brasil. Embora a Stellantis negue, e supostamente há planos de uma nova geração em 2027, a incerteza passa a ser um fato.

O Renegade era uma das principais apostas da Jeep em território nacional, tanto por volume quanto por imagem da marca. O fim da produção global significa que sua vida futura dependerá de estoque e de continuidade regional. Em 2026 chega o Jeep Avenger, menor, na plataforma CPM, fabricado em Porto Real (RJ). O Renegade pode conviver com a plataforma Small Wide por quanto tempo ainda?

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade