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Fiat Titano 2026 melhora (muito) com novo motor e suspensão; já dirigimos

Agora feita na Argentina, Fiat Titano 2026 passa a oferecer 200 cv, ganha novos equipamentos e traz suspensão retrabalhada para o Brasil

4 jul 2025 - 14h00
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Fiat Titano Ranch 2026
Fiat Titano Ranch 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

A linha 2026 do Fiat Titano acaba de chegar ao mercado com novidades importantes. Pouco mais de um ano depois do seu lançamento no Brasil, a picape média da Fiat ficou bem melhor nesta nova safra. Mérito do novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, que já equipava os modelos Fiat Toro, Ram Rampage e Jeep Commander, e que agora faz parte da linha Titano. Já testamos a nova Titano 2026 em Curvelo (MG), na terra e no asfalto.

Entre as principais novidades da linha 2026 está o novo motor Multijet 2.2, que é importado da Itália. Com o conjunto, a Titano passa a ter 200 cv de potência, 20 cv a mais do que o modelo anterior. O torque varia de 400 Nm (na versão Endurance, com câmbio manual de seis marchas), a 450 Nm nas versões Volcano e Ranch, que trazem um novo câmbio automático de oito marchas feito pela empresa alemã ZF.

Fiat Titano Ranch 2026
Fiat Titano Ranch 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

Ao volante, o Fiat Titano 2026 ficou bem mais esperto. A aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 9,9 segundos, 2 segundos e meio a menos do que a picape 2025. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h. O consumo também melhorou. De acordo com o Inmetro, a versão topo de linha Ranch tem médias de 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. 

Agora produzida na Argentina, a Titano também ganhou melhorias importantes na suspensão, que foi um dos pontos mais criticados durante o lançamento do modelo em 2024. De acordo com a Fiat, a chegada do novo motor 2.2 turbodiesel exigiu um novo projeto para a suspensão, que foi retrabalhada tanto na dianteira como na traseira. 

Na dianteira, o sistema é independente do tipo Low Double Wishbone, enquanto a parte de trás conta com feixe de molas e eixo rígido. Para demonstrar a evolução da picape neste quesito, o nosso teste ocorreu em trechos de pista asfaltada, calçamento irregular e até mesmo uma trilha off-road. Também guiamos a nova Titano 2026 carregada e vazia.

De fato, é perceptível que a picape evoluiu bastante neste quesito. Comparada ao modelo anterior, a nova Titano ficou bem mais estável e confortável. Em curvas mais fechadas, a carroceria inclina bem menos, embora ainda haja um movimento natural por conta da altura do veículo. 

Além disso, percebemos menos vibrações na carroceria, principalmente para os passageiros traseiros. Nos trechos fora-de-estrada, a Titano mostrou ser uma picape bem robusta e capaz de transpor os obstáculos sem grandes dificuldades.

Conhecido internamente como Projeto KP1, o Fiat Titano é um dos projetos mais versáteis do grupo Stellantis. Derivada da chinesa Kaicene K70, a picape média seria inicialmente vendida como Peugeot Landtrek no mercado brasileiro. Com o início do grupo Stellantis, no entanto, a estratégia passou a ser a de oferecer a picape como um modelo Fiat, por conta da maior rede de concessionárias e pela tradição da marca no segmento de picapes no Brasil.

Fiat Titano Ranch 2026
Fiat Titano Ranch 2026
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

No entanto, parece que somente agora, na linha 2026, a picape parece ter mais cara e jeito de Fiat, muito por conta da nova motorização e dos ajustes de suspensão. O Fiat Titano 2026 chega às lojas em três versões. Os preços sugeridos são os seguintes:

  • Titano Endurance - R$ 233.990 
  • Titano Volcano - R$ 263.990
  • Titano Ranch - R$ 285.990

Além do novo motor e da nova suspensão, a Fiat também trocou a direção hidráulica por uma assistência elétrica. Em termos de segurança, a linha 2026 passa a contar com o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) na versão Ranch, oferecendo recursos como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo de série.  

A picape também passa a contar com freios a disco nas quatro rodas, e o novo sistema de tração integral permanente (AWD), que permite a troca automática entre a tração traseira (2H) e a tração integral (4X4). Todas as versões da picape contam com seis airbags, sete alças de apoio e sistemas avançados de assistência ao condutor. 

Fiat Titano Ranch 2026
Fiat Titano Ranch 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

Entre os destaques estão o alerta de saída de faixa, assistente de descida (Hill Descent Control), detector de pressão dos pneus (TPMS), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração e o Trailer Swing Control. Além disso, conta com freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

O interior da Titano também ganhou um novo console central, que traz uma nova alavanca de câmbio do tipo manche e freio de mão eletrônico. O painel de instrumentos também é novo, e passa a ter tela colorida central de 7’’ para a versão Ranch. Além disso, a central multimídia de 10” passa a contar com uma página exclusiva para condução fora de estrada (Off-Road) e com conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv: principal novidade do Fiat Titano 2026
Novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv: principal novidade do Fiat Titano 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

Por fora, o Fiat Titano ganhou mudanças no skidplate (parte inferior do para-choque dianteiro), que passa a ter uma nova cor e, na versão Ranch, um detalhe voltado para receber os sensores do sistema ADAS. Para combinar com a nova cor do skidplate, os para-choques traseiros também passam a ter detalhes na mesma cor.  

A picape também apresenta novas opções de pintura: Cinza Silverstone e Branco Alaska, disponíveis nas versões Volcano e Ranch. Também há mais de 40 acessórios oficiais da Mopar para personalizar a picape na hora da compra pelo site ou pela concessionária.

A linha 2026 da picape Fiat Titano foi uma evolução e tanta para a picape média da marca italiana. Além da nova motorização, que melhorou o desempenho e reduziu o consumo, os ajustes de suspensão e os novos equipamentos também corrigiram as principais falhas da caminhonete. Se por um lado, a disputa pela liderança do segmento ainda parece distante, a Fiat Titano fez a lição de casa para tentar conquistar o consumidor de picapes no Brasil.

Guia do Carro
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