Evite multas: saiba o limite de velocidade em vias sem sinalização
Saiba até qual velocidade você pode trafegar em uma via que não possui sinalização do limite permitido e evite multas
Durante uma viagem ou passeio por região desconhecida, subitamente, o motorista se encontra em uma via na qual não existe sinalização de velocidade máxima permitida. E agora, como saber o limite e não correr o risco de ser multado?
Essa situação é bastante comum, e ocorre principalmente quando o condutor trafega em locais nos quais não está habituado. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê esses casos e define, no Artigo 61 do capítulo que trata das normas gerais de circulação e conduta, os limites de velocidade que devem ser observados em vias onde não houver sinalização regulamentadora.
. 30 km/h em vias locais
. 40 km/ em vias coletoras
. 60 km/h nas vias arteriais
. 80 km/h em vias de trânsito rápido
Já nas rodovias de pista simples (que não possuem divisão física entre os dois sentidos) o limite é de 100 km/h para veículos de passeio, picapes, caminhonetes e motocicletas e de 90 km/h para os demais veículos. Nas rodovias de pista dupla, a velocidade máxima é de 110 km/h para carros de passeio, picapes, caminhonetes e motocicletas e de 90 km/h para os demais.
Na prática, contudo, não é tão simples saber identificar qual é a via coletora ou a via arterial. Assim, especialista em mobilidade aconselham o motorista a observar a movimentação no local.
Se houver maior movimentação de pessoas e de ciclistas, estabelecimentos comerciais, instituições de ensino, templos religiosos ou hospitais e postos de saúde, por exemplo, o condutor deve trafegar a, no máximo, 40 km/h, e manter a atenção redobrada para evitar qualquer risco de acidente.
Mas se estiver trafegando em uma avenida, onde há maior circulação de automóveis, calçadas mais largas facilitando o fluxo e a segurança dos pedestres, é possível trafegar em velocidade maior, de até 60 km/h.
Só que, mesmo com esse artigo do CTB, os órgãos municipais responsáveis pelo gerenciamento do trânsito podem definir a velocidade limite nas vias que estejam sob sua jurisdição.
Por isso, e para contribuir com a redução do número de acidentes de trânsito, essas entidades vêm reduzindo cada vez mais os limites de velocidade permitidos nas cidades brasileiras – principalmente nas vias urbanas.
Siga sempre atento e dirija com atenção redobrada em locais desconhecidos ou nos quais você não está acostumado a trafegar. Observar o comportamento dos demais motoristas também ajuda e contribui para a segurança de todos.