PUBLICIDADE

Embraer faz acordo para entrar na produção de helicópteros

21 jan 2013 - 10h10
(atualizado às 17h12)
Compartilhar
Exibir comentários
A Embraer deu nesta segunda-feira mais um passo em sua estratégia de diversificar suas receitas, ao anunciar a intenção de ingressar na fabricação de helicópteros por meio de uma joint venture com a AgustaWestland, empresa do grupo italiano Finmeccanica.
 
A maior fabricante mundial de jatos regionais disse que estudos preliminares indicam grande potencial de mercado para helicópteros bimotores, de capacidade média, principalmente para atender o setor de óleo e gás.
 
O memorando de entendimentos assinado entre a Embraer e a AgustaWestland visa a criação de uma joint venture no Brasil, com produção dos helicópteros do grupo italiano no país para atender os mercados comercial e militar em toda a América Latina.
 
Sem informar detalhes financeiros da parceria, ambas as companhias informaram que esperam estabelecer a joint venture "em poucos meses".
 
"Este é um passo importante para a Embraer, em continuidade à expansão dos nossos negócios", disse o presidente-executivo da empresa brasileira, Frederico Curado, em comunicado.
 
A busca de novas áreas de atuação pela Embraer ganhou impulso nos últimos anos, sobretudo após a crise financeira e recessão global de 2008/09. Na ocasião, a fabricante tinha sua carteira de encomendas fortemente concentrada no segmento de aviação comercial, mais suscetível aos ciclos econômicos.
 
Além de se expandir na aviação executiva, a Embraer voltou a atenção mais recentemente ao segmento militar, em que desenvolve o cargueiro KC-390 - o maior avião já produzido no Brasil.
 
A empresa também avalia sua entrada na construção de navios, mantendo conversas preliminares com estaleiros do Brasil e do exterior para a montagem de embarcações.
 
Em outra frente, a Embraer está trabalhando no mercado de veículos aéreos não-tripulados (Vant), por meio de uma sociedade com a AEL Systems, subsidiária da israelense Elbit Systems.
              

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade