Em pré-venda desde maio, nova geração do Audi A5 chega ao Brasil; veja o preço
Sedã substitui A4 e vem ao país em versão única, com detalhes da grife S Line
A Audi apresentou na última quinta-feira (11), em evento no Rio de Janeiro, o novo A5. O sedã, que rivaliza diretamente com BMW e Mercedes-Benz, tem a missão de substituir o longevo A4 na linha da marca. A convite da marca, fomos conferir os detalhes do novo modelo, que custa R$ 379.990.
Além de ocupar a vaga deixada pelo A4, o modelo embala a nova estratégia da marca, que reserva a nomenclatura de números pares para modelos elétricos, e ímpares para modelos a combustão, onde se encontra o A5. Vendido em versão única, sob o nome Performance S Edition Quattro, o sedã tem detalhes da grife esportiva S Line, devidamente apresentada nos painéis laterais dianteiros por meio de um emblema.
Visual esportivo tem detalhes da grife S Line
Compõem o visual rodas esportivas de 20 polegadas, calçados em pneus 245/35, de perfil baixo. As rodas são as mesmas da versão S Line europeia. Na dianteira, a grade tem pequenos nichos do tipo "favo de mel", que compõem um visual mais esportivo.
Os faróis são de LED, e portam a assinatura visual da marca, mas não são do tipo Matrix, por exemplo. Na traseira, uma barra de LED percorre todo o porta-malas, com assinatura similar ao sedã A8, por exemplo. Nas medidas, o sedã tem 4,82 metros de comprimento, 1,41 de altura, 1,86 de largura e entre-eixos de 2,89 metros. O modelo cresceu em relação ao anterior.
Sedã tem como forte o espaço, e painel voltado ao motorista
No porta-malas, cabem 417 litros, com até 1.271 litros com os bancos rebatidos. Por conta do entre-eixos longo, há bom espaço traseiro, complementado pelo teto solar panorâmico, com sistema que permite alterar a opacidade do vidro. Por dentro, o destaque fica por conta do painel digital integrado à multimídia, formado pela tela de 11,9 polegadas e pelo display touch MMI de 14,5 polegadas.
Sob o capô, o conjunto 2.0 TFSI tem 272 cv e 40,8 mkgf de torque, acoplado à transmissão S Tronic de 7 velocidades. No comando da tração está o sistema integral Quattro, que, apesar de prioritariamente dianteiro, pode mandar até 50% da tração para as rodas traseiras. No desempenho, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 5,9 segundos e velocidade máxima alcança 210 km/h.
Em relação aos itens de segurança, há airbags laterais dianteiros com sistema de airbag para cabeça e airbag central na frente; alerta de saída da faixa (Lane Departure Warning); assistente de desvio e assistente de conversão na frente; assistente de estacionamento plus; assistente de frenagem de emergência e assistente de tráfego transversal dianteiro e controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).
Há também detector de atenção e sonolência do motorista; faróis de rodagem diurna com controle automático das luzes e função Coming Home e Leaving Home automática; sistema de estacionamento Plus com indicação de distância; faróis full-LED plus com assistente de luz alta; e lanternas traseiras LED Pro com indicador dinâmico nas setas.
As opções de cores disponíveis são Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). Internamente, o modelo recebe acabamento na tonalidade preta.
Por fim, o modelo está em pré-venda, em versão única.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!