Descubra quais marcas tradicionais perdem mais clientes para montadoras chinesas
BYD e GWM vêm roubando clientela de fabricantes tradicionais; estudo revela marcas mais usadas na troca por chineses
O estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados realizado pela Auto Avaliar (PVU) referente ao mês de junho traz em destaque quais marcas estão sendo mais afetadas pela atuação no mercado nacional das chinesas BYD e GWM. De acordo com os dados levantados Jeep, Volkswagen, Chevrolet e Toyota se revezam no topo das que mais perdem clientes para ambas as montadoras, fabricantes de automóveis híbridos e elétricos.
No caso da BYD, no primeiro trimestre as marcas mais usadas na troca por um elétrico ou híbrido foram Hyundai (11,3%), Chevrolet (11,2%) e Jeep (11,1%). No segundo trimestre o ranking mudou com a Volkswagen, que estava em quarto lugar (9,7%) passando a ocupar a primeira posição (11%), a Chevrolet (10,9%) se mantendo em segundo e a Hyundai (10,4%) caindo para terceiro.
Quanto à GWM, no primeiro trimestre a marca mais usada como moeda de troca foi a Jeep (17,8%) seguida da Toyota (10,6%) e da Volkswagen (9,1%). No segundo trimestre a Jeep ampliou a liderança ao alcançar 19,8%, enquanto Volks e Toyota mudaram suas posições. A marca alemã passou para o segundo lugar com 9,6% e a japonesa recuou para a terceira com 9,5%.
"Comparando o estudo atual com o realizado em meados de 2024 observamos poucas mudanças. Jeep, Volkswagen, Chevrolet e Toyota já apareciam no topo das marcas mais usadas como moeda de troca. A diferença é que agora a Hyundai substituiu a Honda na lista. Quem chama mais atenção é a Jeep que é a marca que mais vezes tem ocupado a primeira posição. E isso, desde 2023", explica Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!