Descobrimos os planos da BYD com a marca Denza no Brasil
Marca de luxo da greentech chinesa vai incorporar modelos de outras duas divisões do conglomerado na China: FangChengBao e YangWang; entenda
Conheça os planos da BYD com a Denza, sua divisão de luxo no Brasil. Revelamos o planejamento já definido da empresa e quais são suas propostas para o futuro a curto prazo
A BYD anunciou há pouco tempo a chegada de sua primeira marca de luxo ao Brasil, a Denza. Mas, afinal, quais são os planos da empresa com a introdução de uma divisão ainda mais premium? Quais os modelos?
A reportagem do Terra foi até a China apurar e tem novidades sobre o esquema. Segundo fontes ligadas à empresa, a Denza vai "incorporar" outras duas divisões da BYD para se apresentar ao mercado brasileiro. Ou seja, modelos de outras marcas da BYD na China, como a FangChengBao e a YangWang, serão vendidos por aqui sob insígnia da Denza. Mas quais são eles?
Os carros que a Denza, da BYD, quer trazer ao Brasil
O primeiro deles já está confirmado: será o Z9, já em 2025. Já falamos disso por aqui. Só que a marca não confirmou em qual configuração de carroceria.
Nossa aposta é que a primeira seja justamente a configuração mais esportiva, chamada GT - uma shooting brake com quase 1.000 cv, que deverá ser lançada para fazer frente à rival chinesa Zeekr, que lançou em outubro a shooting brake 001. Variantes do Z9 em carroceria sedã e SUV poderiam vir mais para frente.
Outro produto praticamente certo é o SUV Bao 5. Lá fora, ele já teve outros nomes (como Leopard 5) e usa a insígnia de outra empresa, a FangChengBao (tradução para "Fórmula Leopardo") - ou seja, por lá não existe "Bao 5" (que na tradução seria apenas Leopardo 5), mas sim FangChengBao 5.
"Ir ao Brasil e para as Américas como Denza Bao 5 ou apenas Denza 5 ajudaria muito a BYD justamente pela facilidade da pronúncia", revelou uma fonte ligada à marca durante o Salão de Guangzhou.
O Bao 5 é um SUV de porte grande - são 4,89 metros -, híbrido, com quase 700 cv (um motor a combustão se une a outros dois elétricos, que juntos entregam 686 cv e 77,5 kgfm de torque) e promessa de mais de 1.200 quilômetros de autonomia. O SUV foi apresentado mundialmente no Salão de Pequim deste ano.
Sua estrutura de construção, vale dizer, é do tipo chassis sobre longarina, assim como a maioria das picapes médias, e não do tipo monobloco. A base é a mesma da BYD Shark.
O preço estimado é de mais de R$ 500 mil.
O que mais pode vir
Há outros produtos previstos para nosso mercado, mas todos, por ora, em fase de estudos. O primeiro é um superesportivo elétrico, que seria oferecido a segmentos de nicho, chamado U9 - e vendido lá fora sob a insígnia da divisão YangWang.
Por aqui, caso seja oferecido, deverá vir - também - como Denza U9. Vendido como YangWang na China, o carro que foi revelado ao mundo no Salão de Xangai de 2023 pode até dançar!
São 1.300 cv e visual de hipercarro - muito parecido, inclusive, com modelos da inglesa McLaren, principalmente na parte dianteira. Com suspensão adaptativa (chamada DiSus-X), ele pode não apenas dançar, mas "rodar" em três rodas caso precise sair de uma vaga apertada.
A última ideia em estudo pela BYD é o SUV U8, também feito e vendido na China como YangWang. Aqui, falamos de um SUV grande, com 5,30 metros de comprimento (o mesmo tamanho que uma Ford Ranger, para se ter noção) e 3,05 m de entre-eixos.
A ideia, caso sua vinda seja de fato confirmada, é de que a importação aconteça somente em 2026.
Oferecido como veículo de extremo luxo - a YangWang é a divisão mais sofisticada da BYD -, ele tem conjunto com 1.197 cv, faz de 0 a 100 km/h em 3,8 s e, além de também poder girar sobre o próprio eixo para sair de situações apertadas, ainda consegue "nadar" e acelerar mesmo imerso na água, como um carro anfíbio, em um modo emergencial de segurança.
Lá fora, tem versões híbridas e totalmente elétricas. Nenhuma delas pesa menos de 3 toneladas. E mesmo assim o carro é um "monstro" em termos de desempenho.
O jornalista viajou a convite da BYD