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Como o Volkswagen Tera sacudiu o mercado de carros no Brasil

Especialista da Bright Consulting analisa o que os primeiros meses do VW Tera revelam sobre participação e dinâmica competitiva no setor

6 out 2025 - 10h29
(atualizado em 7/10/2025 às 07h49)
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Volkswagen Tera no Porto de Santos: tradição da marca mantida com o novo modelo
Volkswagen Tera no Porto de Santos: tradição da marca mantida com o novo modelo
Foto: VW / Guia do Carro

O lançamento do Volkswagen Tera, em maio de 2025, trouxe efeitos imediatos ao mercado de veículos leves. Em um trimestre de retração – entre junho e agosto, o setor caiu 1,0% em relação a 2024 – a Volkswagen destoou, com crescimento de 13,8% em volume e ganho de 2,3 pp em participação.

Evolução de vendas da Volkswagen
Evolução de vendas da Volkswagen
Foto: Bright Consulting / Guia do Carro

Panorama competitivo e papel do Tera

Esse desempenho ocorreu em um cenário heterogêneo: Fiat manteve-se estável, Hyundai mostrou resiliência, enquanto Toyota, Renault e GM tiveram quedas mais expressivas.

O Tera foi o principal responsável por esse movimento. Entre junho e agosto, somou quase 10 mil unidades emplacadas, o que corresponde a cerca de 70% do crescimento líquido da marca em relação a 2024. Além do volume, chama atenção o perfil das vendas: preços entre R$ 105 mil e R$ 140 mil e predominância das versões de maior valor agregado, com 63% das vendas na versão Highline.

Impacto no portfólio e efeito complementar

No restante do portfólio, os resultados foram positivos em modelos de grande giro, como T-Cross, Virtus, Saveiro e Polo Track. As quedas se concentraram em veículos de ciclo distinto, como Taos e Amarok, enquanto outros modelos tiveram oscilações menores. No total, a base existente adicionou mais de 4 mil unidades, sugerindo efeito complementar ao Tera e não apenas substituição interna.

Dinâmica competitiva entre marcas e modelos

No campo competitivo, houve trajetórias variadas. Argo e Pulse avançaram, enquanto Onix e Kicks recuaram. Entre as marcas, Honda, Jeep, Renault e Toyota perderam participação, enquanto Hyundai obteve leve ganho. Isso indica que o Tera conquistou espaço não apenas frente a SUVs, mas também em parte do fluxo de hatches de alto giro.

Em resumo:

  • O mercado como um todo apresentou retração leve.
  • A Volkswagen destoou, com crescimento acima da média.
  • O Tera foi o principal vetor, mas o portfólio existente também contribuiu.
  • O lançamento alterou rapidamente a dinâmica competitiva no curto prazo.

*André Ganselli é Cientista de Dados da Bright Consulting. Texto publicado originalmente na news letter da consultoria automotiva.

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