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Com mais itens, New Fiesta quer roubar espaço do Honda City

Focando um pacote mais completo, a montadora eliminou a versão mais barata que era importada sem airbag e com sistema de áudio mais simples

6 jul 2013 - 09h00
(atualizado às 09h00)
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O desafio do New Fiesta Sedan não é tão ousado quanto o do hatch, de ser o líder do segmento, mas deve exigir dos concorrentes mais "recheio" para competir. O principal alvo, segundo a própria fabricante, é o Honda City, que vendeu quase 11,5 mil unidades no primeiro semestre, enquanto o modelo antigo do New Fiesta versão sedã emplacou menos da metade - foram 4.900 unidades. A Ford espera manter o mesmo patamar de vendas, já que a versão 2014 segue importada do México e não tem projeto para ser fabricada no Brasil.

Focando um pacote mais completo, a montadora eliminou a versão mais barata que era importada sem airbag e com sistema de áudio mais simples. O New Fiesta Sedan 2014 parte agora de R$ 49.990, equipado com direção elétrica, vidros elétricos, ar-condicionado digital, freios ABS, duplo airbag dianteiro, controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de partida a frio, além de centro multimídia com comandos de voz.

O valor é próximo ao do City, que começa com R$ 50.990, mas é distante do líder do segmento, o Chevrolet Cobalt, que começa com R$ 40.390 e emplacou 31 mil unidades no primeiro semestre. O trunfo do New Fiesta está no design mais atual e no pacote de equipamentos de série. Além disso, vem com motor 1.6 l, de 130 cavalos de potência, enquanto o rival da Honda é 1.5 l (115 cv) e o da GM é de 1.4 l (102 cv). No mesmo segmento ainda estão Volkswagen Polo, Chevrolet Sonic, Peugeot 207 Passion e, futuramente, Citroën C4 Lounge.

O "topo de linha" Titanium, com sete airbags, sai por R$ 55.340. Ele se diferencia da versão inicial também por vir com bancos e volante em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e outro tipo de acabamento interno. Com câmbio PowerShift, o modelo chega a R$ 58.990.

O Terra testou a versão Titanium com transmissão manual nas estradas sinuosas entre Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. Nas baixas temperaturas da região, o sistema de partida a frio entrou em ação ao ligar o motor pela primeira vez. Os ajustes são manuais para o banco do motorista e a coluna de direção tem regulagem de altura também na versão de entrada.

A resposta do motor é satisfatória logo de início, e ele se sai bem em trechos de subida, mesmo em retomadas com três ocupantes. Embora o acabamento interior seja de boa qualidade e coeso, o New Fiesta Sedan não é tão espacoso quanto o principal oponente, desde o porta-malas de 465 l, contra 506 do City.

Com o mesmo comprimento que o City (4m40), o sedã da Ford tem cerca de 7 cm a menos de entre-eixos (2m48 ante 2m55). Isto aperta mais os passageiros, especialmente atrás, mas não é problema, segundo a Ford. “Pensamos o posicionamento de mercado do New Fiesta Sedan como o primeiro grau na carreira executiva. Para aquele jovem executivo que busca um carro de status, mas ainda não precisa de muito espaco”, afirmou Oswaldo Ramos, gerente-geral de marketing da Ford Brasil.

Ficha técnica

New Fiesta Sedan 2014 Titanium

Motor: 1.6 l TiVCT

Potência: 129,8 cv (etanol) e 125,4 cv (gasolina)

Peso: 1.605 kg

Porta-malas: 465 l

Velocidade máxima: 190 kmh

Aceleração zero a 100 km/h: 12 segundos

Itens de série: direção elétrica, vidros elétricos, ar-condicionado digital, freios ABS, duplo airbag dianteiro, controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de partida a frio, centro multimídia com comandos de voz, bancos volante em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis

Preço: R$ 49.990

O jornalista viajou a convite da empresa

Fonte: Terra
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