Explosão do número de motos. Dados oficiais mostram um crescimento nos últimos 20 anos.
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No período, o número de motos, que representava 16% da frota nacional, aumentou mais de cinco vezes e passou a ser 27% dos veículos registrados.
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Em 2003, o número de motos registradas era de 5,7 milhões. A quantidade saltou para 32,3 milhões em setembro de 2023.
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Uma em cada três cidades brasileiras têm mais motos que carros em circulação. São 1.093 municípios com essa predominância dos veículos motorizados de duas rodas.
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Nessas duas décadas, a quantidade de carros aumentou, porém em escala menor (quase triplicando), e chegou a 76,3 milhões.
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Curiosamente, uma cidade brasileira foge dessa “polarização” com uma singularidade: tem no topo da lista de registros de veículos o ônibus. Trata-se de Carmésia, em Minas Gerais.
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Dados de 2021 da Abraciclo, associação das fabricantes brasileiras, a proporção de motos por habitantes no Brasil é de uma para cada sete pessoas.
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Dez anos antes, em 2011, essa relação era de uma moto para cada dez habitantes do Brasil.
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Em alguns estados, o salto no uso de motocicleta foi enorme no espaço de apenas uma década. É o caso de Alagoas, que registrou aumento de 113% no número de pessoas que tiraram habilitação para moto: de 154.713 para 329.472 alagoanos.
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Amazonas, com crescimento de 90,6%, e Bahia, com 85,%, aparecem na sequência.
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Norte e Nordeste são as regiões com mais cidades em que o registro de motos é superior ao de carros.
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No Nordeste o fenômeno acontece em sete de cada dez cidades. No Norte, a proporção é ainda maior: oito em cada dez.
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Não à toa, as dez cidades brasileiras com maior proporção de motos estão no Norte. Oito delas ficam no estado do Amazonas e duas outras no vizinho Pará.
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A cidade de Anajás, no Pará, é a líder no ranking. Localizada na Ilha do Marajó, tem as motos representando 94,88% da frota total.
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As cidades amazonenses Nhamunda (94,70%), São Paulo de Olivença (94,7%), Tocantins (94,03%) e Maraa (93,97%) vêm a seguir.
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Completam o top 10 os seguintes municípios: Fonte Boa-AM (93,78%), Barreirinha-AM (93,28%), Uarini-AM (93,05%), São Sebastião da Boa Vista-PA (93,03%) e Jutai-AM (92,63%).
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De acordo com especialistas ouvidos pelo portal G1, três aspectos explicam essa explosão de motos na frota de veículos no Brasil.
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São eles: preços mais acessíveis, queda no mercado de carros populares e o crescimento dos aplicativos de entrega.
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