Chevrolet Montana 2028 pode nascer de acordo GM-Hyundai com motor 1.2 turbo híbrido
Como ficaria a Nova Montana 2028, com sistema híbrido de 48 volts, se a Chevrolet e a Hyundai optarem por uma picape baseada na Santa Cruz
O recente acordo entre General Motors e Hyundai abre espaço para projetos surpreendentes, e um deles pode ser uma nova geração do Chevrolet Montana, que chegaria em 2028 inspirado na bem-sucedida picape Hyundai Santa Cruz.
Montana Hybrid pode ser uma anti-Toro
Tomando como referência a picape Santa Cruz, a futura Montana teria 4,97 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,70 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. A caçamba mediria 1,32 m com capacidade em torno de 800 litros, oferecendo espaço generoso para uso urbano e recreativo. Isso tornaria o Chevrolet Montana um rival de fato para o Fiat Toro, coisa que até hoje a GM não conseguiu.
O peso bruto total ficaria próximo de 2.700 kg, permitindo capacidade de carga de cerca de 700 kg. As rodas seriam de 18 polegadas, com pneus de perfil misto voltados ao uso cidade-estrada.
Elementos de design elevam patamar da Montana
Para o Guia do Carro, o designer Diego Aranda criou renderizações exclusivas que antecipam como seria essa Montana Hybrid 2028. Entre os elementos de estilo estão:
- Frente limpa e moderna, com o logotipo dourado da Chevrolet centralizado na grade e uma faixa de LED ligando os faróis.
- Proporções robustas, com rodas e pneus mais largos para transmitir impacto visual.
- Traseira rebaixada e harmoniosa, trazendo a inscrição “CHEVROLET” em destaque na tampa, além de uma faixa de LED ligando as lanternas.
- Detalhe “HYBRID” em prata discreto, sinalizando a proposta eletrificada.
Motorização híbrida leve de 48 volts na Montana
A aposta mais plausível seria o motor 1.2 turbo flex da Chevrolet, já conhecido no Brasil, mas atualizado para trabalhar em conjunto com um sistema híbrido leve de 48 volts. O resultado seria uma potência combinada de aproximadamente 150 cv e 235 Nm, de torque, suficiente para garantir agilidade tanto no uso urbano quanto em viagens. Atualmente são 141 cv e 224 Nm.
O consumo estimado ficaria em torno de 13 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina, números que colocariam a Montana 2028 em posição competitiva frente a rivais diretas. A emissão de CO₂ seria reduzida em até 15% em comparação ao motor 1.2 turbo atual, reforçando o compromisso com eficiência energética.
As informações sobre motorização, consumo e data de lançamento são projeções do Guia do Carro, baseadas em dados técnicos oficiais do Hyundai Santa Cruz e na possibilidade aberta pelo acordo GM-Hyundai. Não se tratam de confirmações oficiais da Chevrolet.
Mudar para nada pode ser um tiro no pé
Outras possibilidades podem seurgir. Algumas fontes ouvidas pelo Guia do Carro já disseram que não acreditam em grandes surpresas tanto da parte da GM quanto da Hyundai. Porém, se as duas montadoras se unirem para fazer o mesmo que já fazem atualmente, só vão ganhar em economia de desenvolvimento, o que pode ser pouco para os futuros desafios do segmento de picapes.
A Volkswagen logo terá uma nova picape monobloco de porte médio compacto, a Udara, e isso não elimina o fato de que a adorada Saveiro ainda pode ter uma nova geração, baseada no VW Polo Track e no crossover VW Tera.