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Exclusivo: flagramos a inédita picape anti-Toro da Volkswagen em testes

Em fase de desenvolvimento, nova picape intermediária da Volks utiliza carroceria de Tiguan em mula de testes e chegará ao mercado em 2026

30 jul 2025 - 19h40
(atualizado em 30/7/2025 às 15h54)
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Mula de testes da picape VW 247 (Udara) na Rodovia dos Bandeirantes
Mula de testes da picape VW 247 (Udara) na Rodovia dos Bandeirantes
Foto: Sergio Quintanilha/Guia do Carro

A Volkswagen segue com os testes de sua nova picape brasileira. Nós flagramos uma mula de testes do projeto VW 247 (Udara), que deve marcar a estreia do sistema híbrido eTSI nos carros produzidos pela Volks no Brasil. Ainda sem nome definido, a inédita picape intermediária da Volkswagen terá carroceria monobloco e chega em 2026.

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O porte da nova picape será semelhante ao de modelos como o Chevrolet Montana e a picape sucessora do Renault Oroch. Como o projeto ainda está em fase de desenvolvimento, a Volkswagen tem utilizado uma carroceria do Tiguan como disfarce para o novo modelo, como a que vimos no Km 99 da Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo.

Mula de testes da picape VW 247 (Udara) na Rodovia dos Bandeirantes
Mula de testes da picape VW 247 (Udara) na Rodovia dos Bandeirantes
Foto: Sergio Quintanilha/Guia do Carro

Até por isso, a picape Udara pode ser um dos primeiros carros da Volkswagen a contar com a inédita plataforma MQB Hybrid, que é uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37), e uma base maior do que a MQB-A0 do Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e do futuro Tera. A nova picape da Volks será produzida em São José dos Pinhais (PR). 

Por fora, o novo projeto deve trazer linhas semelhantes às dos SUVs europeus e picapes atuais da Volkswagen, mas com estamparia inédita. O nome final do modelo ainda não está definido. Sob o capô, a nova picape da Volks deve contar com o motor 1.5 eTSI Evo2 de 150 cv e 250 Nm em versão flex. 

No Brasil, a picape deve estrear com um sistema micro-híbrido de 48V, o que deve contribuir para números maiores de potência e de torque. O novo motor 1.5 TSI substituirá gradativamente o atual 1.4 TSI de 150 cv, e conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. 

Mula de testes da picape VW 247 (Udara) na Rodovia dos Bandeirantes
Mula de testes da picape VW 247 (Udara) na Rodovia dos Bandeirantes
Foto: Sergio Quintanilha/Guia do Carro

Já o sistema micro-híbrido de 48V substitui o alternador e o motor de arranque, auxiliando a reduzir o consumo de combustível. O recurso pode até mesmo “desligar” o motor a combustão em algumas situações de velocidade de cruzeiro, e é mais avançado do que o sistema híbrido-leve dos modelos nacionais da Stellantis. 

A nova picape da Volks também deve ter versões com motor somente a combustão. Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades. Outros níveis de hibridização, mais avançados, devem chegar posteriormente a outros modelos da marca alemã.

De acordo com a revista Autoesporte e o site Mobiauto, a nova picape da Volkswagen terá suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas, a mesma solução utilizada pelo Fiat Strada, líder de vendas no Brasil. A escolha pela mesma arquitetura seria ressaltar a robustez da picape quando carregada e em terrenos mais acidentados.

Guia do Carro
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