Exclusivo: flagramos a inédita picape anti-Toro da Volkswagen em testes
Em fase de desenvolvimento, nova picape intermediária da Volks utiliza carroceria de Tiguan em mula de testes e chegará ao mercado em 2026
A Volkswagen segue com os testes de sua nova picape brasileira. Nós flagramos uma mula de testes do projeto VW 247 (Udara), que deve marcar a estreia do sistema híbrido eTSI nos carros produzidos pela Volks no Brasil. Ainda sem nome definido, a inédita picape intermediária da Volkswagen terá carroceria monobloco e chega em 2026.
O porte da nova picape será semelhante ao de modelos como o Chevrolet Montana e a picape sucessora do Renault Oroch. Como o projeto ainda está em fase de desenvolvimento, a Volkswagen tem utilizado uma carroceria do Tiguan como disfarce para o novo modelo, como a que vimos no Km 99 da Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo.
Até por isso, a picape Udara pode ser um dos primeiros carros da Volkswagen a contar com a inédita plataforma MQB Hybrid, que é uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37), e uma base maior do que a MQB-A0 do Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e do futuro Tera. A nova picape da Volks será produzida em São José dos Pinhais (PR).
Por fora, o novo projeto deve trazer linhas semelhantes às dos SUVs europeus e picapes atuais da Volkswagen, mas com estamparia inédita. O nome final do modelo ainda não está definido. Sob o capô, a nova picape da Volks deve contar com o motor 1.5 eTSI Evo2 de 150 cv e 250 Nm em versão flex.
No Brasil, a picape deve estrear com um sistema micro-híbrido de 48V, o que deve contribuir para números maiores de potência e de torque. O novo motor 1.5 TSI substituirá gradativamente o atual 1.4 TSI de 150 cv, e conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável.
Já o sistema micro-híbrido de 48V substitui o alternador e o motor de arranque, auxiliando a reduzir o consumo de combustível. O recurso pode até mesmo “desligar” o motor a combustão em algumas situações de velocidade de cruzeiro, e é mais avançado do que o sistema híbrido-leve dos modelos nacionais da Stellantis.
A nova picape da Volks também deve ter versões com motor somente a combustão. Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades. Outros níveis de hibridização, mais avançados, devem chegar posteriormente a outros modelos da marca alemã.
De acordo com a revista Autoesporte e o site Mobiauto, a nova picape da Volkswagen terá suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas, a mesma solução utilizada pelo Fiat Strada, líder de vendas no Brasil. A escolha pela mesma arquitetura seria ressaltar a robustez da picape quando carregada e em terrenos mais acidentados.