Changan (dona da antiga Chana) faz SUV que vira picape e tem 590 cv
Com porte do Ram Rampage, novo SUV elétrico da Changan tem vidro retrátil que transforma porta-malas em caçamba de picape
A montadora chinesa Changan pretende lançar em breve um curioso SUV que se transforma em picape. Batizado de Qiyuan E07, o modelo chinês apareceu em fotos de homologação do Ministério da Indústria e Informação Tecnológica (MIIT) da China, que tem acesso público.
A Changan foi uma das primeiras montadoras chinesas a chegar ao Brasil, ainda com o nome de Chana Motors. Inicialmente, a linha Chana era formada por pequenas vans e comerciais leves. Depois de inúmeros memes e piadas com o significado do nome, a marca passou a adotar a identidade Changan, deixando o mercado brasileiro em 2016.
Atualmente, a Changan é uma das principais montadoras da China, maior do que a GWM, mas tem uma operação pequena e discreta no Brasil, por meio de importadores independentes.
Já o novo Qiyuan E07 não lembra em nada os carros antigos da Changan. Com visual futurista, o SUV conta com apliques de plástico preto na parte inferior da carroceria e maçanetas retráteis. Os faróis de LED contam com assinatura visual em formato de "C" e são interligados por uma grade de design fechado.
O grande destaque do modelo está na parte traseira. Com caimento semelhante ao de um cupê, o Qiyuan E07 conta com um teto de vidro retrátil, que ao ser recolhido, transforma o porta-malas em uma caçamba. A abertura da tampa também é tradicional das picapes. Por falar nelas, o SUV traz porte parecido com o da Rampage, medindo 5,04 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,64 m de altura.
Já o entre-eixos é de impressionantes 3,12 m. No interior, há uma clara inspiração nos carros da Tesla, com design minimalista e uma grande central multimídia destacada na parte central do painel. Em relação à motorização, o modelo terá opções com um motor elétrico de 338 cv ou de dois motores, com potência combinada de 590 cv.
Os preços e as demais especificações técnicas do Qiyuan E07 ainda não foram reveladas. Com estreia prevista para o início deste ano, o novo SUV-picape chinês tem poucas chances de chegar ao Brasil, uma vez que a operação da Changan ainda é discretíssima no país.