CEO da Volkswagen do Brasil adianta SUV Tera em publicação de rede social
Flagrado recentemente em testes, novo Volkswagen Tera será lançado no Carnaval do Rio de Janeiro e aparece em post no LinkedIn do CEO
Falta pouco para o lançamento do novo Volkswagen Tera. Com estreia marcada para o dia 2 de março em pleno Carnaval no Rio de Janeiro (RJ), o novo SUV nacional da Volkswagen apareceu – ainda camuflado – no LinkedIn do presidente da marca alemã no país, Ciro Possobom. Recentemente, o Volkswagen Tera foi flagrado em testes na Europa quase sem camuflagem.
Em uma publicação feita na última quinta-feira, 20, em seu perfil oficial na rede social LinkedIn, o executivo comenta: “Estamos nos aproximando de mais um momento muito especial para a Volkswagen do Brasil. O Novo SUVW Tera está chegando, aguardem!” Ciro aparece ao de JC Pavone, Head de Design da Volkswagen nas Américas, e responsável por desenhar o novo Tera.
O novo Volkswagen Tera revelou seu design quase por completo em um flagra revelado nos últimos dias. Ainda com uma leve camuflagem, o novo SUV nacional da Volks foi flagrado em testes na Europa, onde a marca costuma fazer rodagens em condições rigorosas de inverno. As fotos foram publicadas pelo site espanhol Motor.es, e mostram o Volkswagen Tera quase com seu design final.
Há uma leve camuflagem na região da grade frontal, que será fina, e na região do para-choque, imitando uma grande entrada de ar. Os faróis são os mesmos do novo Nivus, mas com nova assinatura visual. É possível ver a camuflagem ao comparar as imagens do flagra com os teasers revelados pela Volkswagen anteriormente.
A grade frontal terá um friso cromado ligando os faróis, e o para-choque será inspirado no Tiguan europeu. Na lateral, os para-lamas são bem pronunciados, com vincos bem encorpados. Também há apliques de plástico preto nas extremidades dos para-lamas. Os retrovisores terão repetidores de seta, enquanto o teto contará com barras longitudinais.
Na traseira, as lanternas em LED também trazem uma leve camuflagem, ocultando o formato final das peças. Elas serão interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira. Já a placa ficará no para-choque. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado.
O novo Volkswagen Tera deve ter cerca de 4,10 m de comprimento, com o mesmo entre-eixos de 2,56 m do Polo. Inicialmente, o novo Volkswagen Tera deve chegar ao mercado em duas versões: Comfort e High, sendo que a última já teve o logotipo mostrado no teaser divulgado pela Volks.
A escolha dos nomes diferentes dos demais modelos (Comfortline e Highline) teria relação com a proposta mais jovial e acessível do Volkswagen Tera. Vale lembrar que o nome High era utilizado pela versão topo de linha do finado Up, que também tinha pegada “descolada”.
Ambas as versões terão um pacote recheado de equipamentos, como seis airbags, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e de tração, ISOFIX, assistente de partida em rampa, ACC, detector de fadiga, frenagem autônoma de emergência, sem contar vidros e travas elétricas, direção elétrica, ar-condicionado e multimídia VW Play.
Como opcional, a versão High deve contar com um pacote que inclui alerta e assistente de permanência em faixa, park assist, câmera multifuncional, sensor de ponto cego e assistente de saída de vaga. Os mesmos itens também são oferecidos como opcionais para os modelos Nivus e T-Cross.
Em relação à motorização, as duas versões do novo Volkswagen Tera serão equipadas com o motor 1.0 TSI de 116 cv e 165 Nm do Polo. Já o câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades, ambas as opções também vindas do hatch líder de vendas no Brasil.
Já as versões de entrada devem trazer o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv do Polo Track, mas podem chegar ao mercado apenas em um momento posterior, para evitar a briga direta com o Polo, que deve perder algumas versões em breve. O novo SUV compacto da Volkswagen ficará posicionado abaixo do Nivus. Hoje, o SUV cupê custa a partir de R$ 143.490 na versão Comfortline.