Century será nova marca de luxo da Toyota acima da Lexus
Lexus continua como marca premium da Toyota, enquanto Century será voltada a um público ainda mais restrito e exclusivo; portfólio começará com SUV cupê de alto luxo
A Toyota anunciou oficialmente a transformação dos Century, tradicionais modelos de alto luxo no Japão, em uma nova marca posicionada no topo da gama - acima da Lexus. Trata-se, em síntese, de um passo estratégico da montadora para expandir sua presença no segmento de veículos de ultra luxo. Afinal, essa demanda por automóveis exclusivos em mercados internacionais, principalmente na Ásia e Oriente Médio, segue em expansão.
Os Century, lançados originalmente em 1967 (ou seja, antes da Lexus, que é de 1989), sempre ocuparam lugar de prestígio dentro da linha da Toyota, sendo, inclusive, utilizados por executivos de alto escalão e membros da família imperial japonesa. Com a mudança, o nome deixa de ser restrito a apenas alguns modelos e passa a representar uma marca própria, com identidade visual distinta (ao estilo Rolls-Royce e Bentley), novos modelos previstos e foco no atendimento sob medida para clientes de alto poder aquisitivo. Houve confirmação do presidente da Toyota, Akio Toyoda.
Toyoda fez a revelação dos novos planos da fabricante durante transmissão do Toyota Times. "Quando optamos por modelos mais sofisticados, precisamos de algo acima, que não seja Lexus, nem Toyota. Para isso, temos a Century. Essa é a posição da marca", explicou.
Alguns detalhes
Na ocasião, foi mostrado o primeiro conceito da nova marca, com destaque para a dianteira imponente, que traz emblema da fénix e faróis com quatro pontos luminosos, bem como para o caimento do teto em direção à parte traseira - seguindo a moda dos SUVs cupês. Tem até porta deslizante, mas nada foi detalhado. A cor laranja da carroceria contrasta com o preto comumente utilizado pelos Century, deixando um ar ainda mais disruptivo ao modelo.
Debaixo do capô, especulações apontam que o Century Concept poderá contar com um motor V6 híbrido de 3,5 litros ou um V8 híbrido - ambos já utilizados na linha de alto luxo. Um propulsor elétrico também não é descartado. Afinal, cabe lembrar que a Toyota adota estilo de motorizações diferentes para cada mercado. Por falar nisso, este modelo, por ora, deve ter vendas restritas ao Japão. Sua apresentação ocorrerá no Salão de Tóquio (Japan Mobility Show 2025), entre 30 de outubro e 9 de novembro.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!