Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carros híbridos da Toyota têm longas esperas por causa da alta procura

Clientes da Toyota enfrentam filas globais para receber um carro híbrido porque a demanda supera a oferta; há espera superior a dois anos

31 mar 2025 - 11h09
(atualizado às 18h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota Innova Hycross: comprado em janeiro de 2023 ainda não foi entregue
Toyota Innova Hycross: comprado em janeiro de 2023 ainda não foi entregue
Foto: Toyota / Guia do Carro

A Toyota está enfrentando um problema de entrega de carros híbridos por causa da alta procura por esse tipo de veículo eletrificado. Segundo a agência Reuters, o problema é global. As longas esperas ocorrem porque a demada supera a oferta de carros híbridos, que vivem um “boom” depois que os elétricos puros ficaram mais caros.

Pelo menos por enquanto, a popularização dos carros híbridos mostra que a Toyota fez a opção certa do ponto de vista do negócio imediato, pois o seu problema é o oposto do que ocorre com algumas montadoras que investiram com grande ênfase nos carros 100% elétricos. Agora a Toyota tem o desafio da produção.

Fontes da Reuters informaram que “os estoques de híbridos estão baixos nas concessionárias da Toyota nos principais mercados, incluindo EUA, Japão, China e Europa”. A Toyota informou que o Brasil não é afetado.

“A Toyota do Brasil não enfrenta desafios logísticos relacionados à entrega de veículos híbridos, uma vez que conta com produção local nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba. Quanto aos prazos de entrega dos modelos híbridos no Brasil, eles podem variar conforme a demanda e a disponibilidade de cada concessionária”, disse a Toyota ao Guia do Carro. 

Segundo a Reuters, as vendas globais de carros híbridos, incluindo modelos plug-in, quase triplicaram de 5,7 milhões para 16,1 milhões nos últimos cinco anos, de acordo com dados fornecidos pela LMC Automotive.

Os clientes europeus da Toyota estão esperando em média de 60 a 70 dias por novos híbridos, quase o dobro da duração em 2020, disse uma das fontes. Os veículos com maior demanda e menor oferta na Europa incluem o híbrido Yaris Cross e o híbrido plug-in RAV4, de acordo com a Toyota.

No Japão, os compradores estão esperando de dois a cinco meses por muitos modelos, mostra um site da Toyota visitado pela agência de notícias.

Na Índia, um cliente encomendou um Toyota Innova Hycross em janeiro de 2023, mas em agosto de 2024 soube que enfrentaria uma espera adicional de 25 a 30 semanas. E este mês recebeu outro e-mail, dizendo que vai precisar esperar mais 15 a 25 semanas.

Siga o Guia do Carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade