Carro velho pode ter venda proibida na Europa; veja proposta da nova lei
Ideia é acabar com fraudes envolvendo carros vendidos para fora da União Europeia; Comissão ainda terá que aprovar
A União Europeia vem pretendendo restringir a comercialização de carros antigos, e agora a história parece ter ganhado mais um capítulo. O Parlamento Europeu voltou a demonstrar apoio a uma proposta que quer retirar das ruas o que chama de "Veículos em Fim de Vida". A ideia também ganha força entre comissões de Ambiente e Mercado Interno do Parlamento.
A proposta apareceu em julho de 2023, para atualizar as regras de concessão de registros de rodagem para esses veículos em fim de vida útil, impedindo que eles sejam reparados e colocados à venda no mercado de usados.
Agora, a Comissão Europeia quer esclarecer o que é um "veículo em fim de vida", definindo critérios para avaliar se o carro pode ou não voltar a circular. Assim, quem quiser revender um carro antigo, terá que provar que o veículo ainda se encontra em condições de circulação.
Segundo o porta-voz da Comissão Europeia para meio ambiente, assuntos marítimos e transportes, Adalbert Jahn, o objetivo é diferenciar veículos antigos de sucatas, e acabar com fraudes. A principal dela é a exportação de carros que seriam considerados inaptos para outros países fora da União Europeia, mesmo após reformas que não mudariam a qualificação do veículo.
Ainda assim, a proposta ainda pode estar longe de ser aprovada. Para isso, precisa ser votada tanto pelo Parlamento, quanto pelo Conselho da União Europeia.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!