BYD tem arma secreta contra BMW 320i, mas diz que não vai usar: Seal híbrido
Montadora chinesa não admite lançamento do Seal 07 híbrido, mas ele foi mostrado para um grupo de jornalistas e descobrimos a estratégia
O avanço da montadora chinesa BYD pode rapidamente alcançar o mercado de sedãs de luxo. Por enquanto, o BYD Seal já é o segundo colocado do ano na categoria, mas suas vendas são limitadas pelo receio que muitos consumidores ainda têm do carro elétrico. Na semana passada o Guia do Carro teve acesso a uma arma secreta da BYD: o Seal híbrido.
Curiosamente, a BYD mostrou o Seal 07 DM-i com powertrain híbrido plug-in, mas não disse nada sobre o carro. Disse que o sedã veio ao Brasil para testes, mas que não há planos de lançamento. Uma fonte ouvida pelo Guia do Carro, entretanto, disse que a BYD guarda essa arma secreta para quando reduzir seu estoque de Seal elétrico.
O Seal híbrido plug-in tem potencial para aterrorizar a BMW, a Audi e a Honda, para citar somente três marcas presentes no mercado de sedãs de luxo. Para dar uma ideia, o BYD Seal elétrico custa R$ 299.800, mas está sendo vendido a R$ 249.990. O BMW 320i Flex tem preços entre R$ 346.950 e R$ 387.950. E híbrido plug-in, BMW 330E, sai por R$ 437.950.
Mesmo com tarifa de 35% a partir de janeiro de 2026, o BYD Seal 07 híbrido plug-in pode chegar da China com um preço demolidor, entre 250 mil e 300 mil reais, passando o Seal elétrico para a faixa de 350 mil. Vale lembrar que o BYD Seal é um sedã grande, da categoria D, enquanto o BMW Série 3 é um sedã médio grande, categoria C+.
Outro carro ameaçado é o Audi A3 Sedan, que é muito menor (categoria C) e custa entre R$ 289.990 e R$ 344.990. A Honda também tem dois sedãs híbridos (não plugáveis) bem caros: o Accord (categoria D) por R$ 332.400 e o Civic (categoria C+) por R$ 265.900. Isso sem falar no Mercedes-Benz Classe C, que vai de R$ 384.900 (C 200) a R$ 445.900 (C 300).
O BMW 330E (PHEV) e o Honda Accord (HEV) são os híbridos mais vendidos da categoria de sedãs de luxo com 205 e 143 unidades, respectivamente (primeiro semestre). Há ainda o Porsche Panamera com 223 vendas, mas nem todas são híbridas. Por isso, o potencial do BYD Seal híbrido plug-in para roubar vendas nesse segmento é muito alto. Resta agora aguardar para saber se a montadora chinesa vai usar sua arma secreta.
Se for vendido no Brasil, o Seal 07 híbrido plug-in usará o mesmo motor 1.5 turbo da picape BYD Shark, porém com 156 cv, e um motor elétrico de 272 cv. A bateria de 31 kWh permite uma eficiência de quase 30 km/l de gasolina, segundo dados da fabricante chinesa.