BYD lidera também o mercado de ônibus elétricos e tem produção no Brasil
Montadora chinesa BYD já entregou mais de 300 veículos no Brasil e fortalece compromisso com a eletrificação do transporte público
A BYD se tornou famosa no Brasil pelos carros elétricos e híbridos plug-in, e tem recebido críticas pelos atrasos no início da produção nacional, mas no segmento de ônibus a montadora chinesa também é forte no país.
O mercado de ônibus elétricos no Brasil segue em crescimento e registrou um aumento expressivo de 923% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2024. Segundo a Fenabrave, foram emplacados 133 veículos nos dois primeiros meses de 2025, contra apenas 13 no ano passado. A BYD liderou este segmento, com mais de 56% de unidades emplacadas, ou seja, 75 ônibus.
O destaque do bimestre foi o BYD D9W, o ônibus mais emplacado do período. Projetado para atender longas jornadas diárias, o veículo elétrico combina autonomia de até 250 km com capacidade para 80 passageiros sentados, garantindo eficiência e conforto para o transporte público. Com 12,98 metros de comprimento, o BYD D9W promove economia operacional significativa para os motoristas.
“Estamos presenciando uma revolução no transporte público, e a eletrificação é um caminho sem volta”, disse Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD no Brasil. Segundo ele, “a BYD está preparada para atender essa crescente demanda” e tem capacidade para fabricar ônibus elétricos modernos para a mobilidade urbana zero emissão de CO2 no Brasil.
A fábrica da BYD em Campinas (SP) foi inaugurada em 2015 e é um dos mais importantes polos da empresa chinesa na América Latina. Com uma década de atuação no Brasil, a BYD tem capacidade para produzir centenas de chassis de ônibus elétricos por ano para o mercado brasileiro. A empresa entregou mais de 300 ônibus elétricos no país. Um dos lotes mais recentes lotes, com 60 unidades, foi destinado à cidade de São Paulo.
Os ônibus elétricos da BYD são equipados com baterias de fosfato de ferro-lítio. Cada ônibus evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os veículos possuem uma vida útil de até 15 anos, superior à média de 10 anos dos ônibus a diesel, resultando em custos operacionais até 70% menores em comparação aos modelos a combustão.