Brasil bate recorde de infrações e multas Renainf travam licenciamento
Excesso de velocidade lidera autuações em 2025; app Gringo ajuda motoristas a quitar débitos e liberar CRLV
As rodovias federais brasileiras bateram recorde de autuações no início de 2025. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram 2,57 milhões de infrações no primeiro trimestre, alta de 39% em relação ao mesmo período do ano passado. O excesso de velocidade respondeu pela maioria, com 1,4 milhão de registros.
20% dos motoristas nem sabem que foram multados
Entre as penalidades, destacam-se as multas Renainf, aplicadas em estados diferentes do registro do veículo e que podem bloquear o licenciamento. De acordo com o aplicativo Gringo, 20% dos motoristas só descobrem a pendência ao tentar emitir o CRLV.
Para simplificar o processo, o app passou a oferecer em uma única plataforma a consulta, o pagamento e a liberação do documento atualizado, eliminando etapas burocráticas e agilizando a vida dos condutores. As multas Renainf são aplicadas por órgãos de trânsito que não pertencem ao estado onde o veículo está registrado, situação comum quando o condutor circula fora de seu Estado de origem.
O processo para localizar e quitar uma multa Renainf pode ser burocrático e demorado, mas o app Gringo promete simplificar essa jornada. Ao iniciar a solicitação do licenciamento no aplicativo, é realizada uma verificação completa da documentação do veículo, com cruzamento de dados em diferentes sistemas.