BMW revela SUV com grade extravagante e V8 híbrido de 748 cv
Inédito BMW XM tem design com grade exagerada, faróis minúsculos e o motor V8 híbrido mais potente da história
Ícone ou aberração? A questão está posta com a revelação do inédito BMW XM. O carro foi apresentado com um design extravagante, no qual se destaca uma grade enorme e faróis minúsculos. Por que uma grade tão grande? Talvez haja uma explicação técnica, pois trata-se do V8 híbrido mais potente da história da BMW: 748 cv.
O inédito BMW XM surge 44 anos depois do lendário BMW M1, superesportivo que tinha linhas futuristas e se tornou um ícone da marca alemã. Segundo a BMW, o XM vai pelo mesmo caminho: “Podemos dizer que mais um ícone nasce no dia de hoje”.
Será? O design certamente é do tipo ame-o ou deixe-o e eleva a níveis ainda mais altos o que já foi considerado uma grade extravagante no BMW Série 4. Nem tanto pelo tamenho, no caso do XM, mas pela moldura que a torna ainda mais saliente. Isso sem considerar a grade inferior, que t ambém é enorme.
Com 748 cv de potência e 1.000 Nm de torque, o BMW XM vai tentar conquistar o público por suas capacidades como SUV (ou SAV, na preferência da marca, trocando "Utility" por "Activity").
Maior SUV desenvolvido pela marca no mundo, o BMW XM tem rodas de até 23” com visual exclusivo. Por dentro, o XM traz todo o luxo e esportividade que se espera de um carro M. A cabine é repleta de acabamentos em fibra de carbono.
Produzido na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos, o novo BMW XM é equipado com um motor V8 M biturbo a gasolina de 585 cv e 750 Nm de torque, que combinado com um motor elétrico, resulta nos 748 cv e 1.000 Nm. O câmbio M Steptronic tem 8 marchas com BMW M xDrive (tração integral), que possui modos esportivo, off-road e até mesmo puramente elétrico.
Movido apenas a baterias, o XM pode percorrer até 88 km e atingir 140 km/h. A distribuição de peso é de 50/50 e o carro traz todos os itens esportivos, como a suspensão adaptativa profissional. O novo BMW XM começa a ser produzido em dezembro e chega ao mercado norte-americano este ano. Para a Europa e outros mercados, o modelo terá as primeiras entregas em 2023.