Anfavea comemora o melhor resultado de produção em janeiro desde 2021
Além de registrar o melhor janeiro dos últimos quatro anos, indústria automotiva celebrou o aumento de 52,3% nas exportações
A Anfavea comemorou o início do ano com boas notícias para o setor automotivo. A produção de autoveículos registrou crescimento de 15,1%. A marca de 175,5 mil unidades é a maior desde janeiro de 2021.
“Essa movimentação representa uma elevação de vendas no mercado interno somada ao aumento das exportações, que estimulou as empresas a manter o ritmo elevado de produção”, disse Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
As exportações mantiveram o ritmo elevado dos últimos seis meses e chegaram a um crescimento de 52,3% em comparação a janeiro de 2024. Esse aumento reflete o desempenho positivo dos mercados da América do Sul, em especial da Argentina.
Outro destaque importante para a indústria automotiva está na alta dos emplacamentos, que teve crescimento de 6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse número, alinhado com a projeção de 2025, representa o terceiro ano consecutivo com vendas em alta e atinge os níveis da indústria pré-pandemia.
A participação dos eletrificados em janeiro foi de 10%, a maior da história. A entrada da Fiat neste segmento, com os modelos Fastback e Pulse, ambos híbridos leves, foi fundamental para esse desempenho de vendas.