Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alpine A310 chega em 2028 e quer ser rival de Porsche 911

Alpine vai desenvolver um cupê esportivo, o A310, que buscará ar retrô e a disponibilidade de quatro assentos, como seus adversários

8 fev 2025 - 01h13
Compartilhar
Exibir comentários

O Porsche 911 e seus rivais pertencentes a marcas como Maserati e Lotus, por exemplo, vão ganhar mais um concorrente. Em 2028, o Alpine A310 entrará na batalha dos modelos esportivos. Os planos da marca francesa, que faz parte da Renault, é vender, também na América do Norte, e repetir a rivalidade do A110 com os alemães 718 Cayman e Boxster.

De acordo com a Autocar, a Alpine vai lançar o novo modelo por sentir falta de uma opção de carro com quatro lugares no portfólio. "O A110 é limitado em volume porque é um carro de dois lugares, e sabemos que adicionar mais dois assentos em um novo carro fará grande diferença", disse o diretor de marketing da empresa, Bruce Pillard, à publicação.

O modelo terá base na nova plataforma elétrica Alpine Performance Platform (APP). A nova arquitetura será lançada no A110 elétrico, em 2026. Em síntese, destinada a modelos esportivos movidos a bateria. Os demais lançamentos da marca previstos para o futuro - o hatch A290 e o SUV A390 - usarão variações de plataformas do Grupo Renault.

Tecnologia de ponta

A expectativa para o novo modelo é grande, afinal, o CEO da Alpine, Philippe Krief, tem no currículo passagens como diretor de engenharia na Ferrari, diretor técnico na Alfa Romeo e chefe de engenharia e desempenho de produtos na equipe de F1 da Alpine.

Ou seja, engenharia e tecnologia não vão faltar ao A310. É tanto que soluções como software de gerenciamento de energia - na forma de vetorização de torque ativo - já consta nos planos. A ideia do executivo é proporcionar a mesma dinâmica de direção de um carro leve.

Já na estética, espera-se um estilo retrô, que rememore o modelo original - de 1971 a 1984. Portanto, dianteira angular e traseira curva, onde o vidro forma uma espécie de bolha, pode fazer parte do design. O novato deverá adotar a mesma configuração de três motores - um na frente e dois atrás - do futuro SUV A390. Números de potência e demais dados não foram especificados.

Alpine A424 Beta: a arma francesa para atacar o FIA WEC e também o IMSA
Alpine A424 Beta: a arma francesa para atacar o FIA WEC e também o IMSA
Foto: Alpine / Divulgação
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade