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Aceleramos o novo VW Nivus GTS; veja detalhes e preço

Versão esportiva chega às lojas na próxima semana com motor turbo, mecânica retrabalhada, visual incrementado e até sistema ADAS

5 mai 2025 - 12h21
(atualizado às 16h40)
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Performance, dinâmica e revolução tecnológica. Isso é, basicamente, o que define a sigla GTS, que vem de Gran Turismo Sport, e foi criada pela Volkswagen do Brasil na década de 1980 para especificar as versões esportivas de alguns de seus modelos. Já foi, no entanto, sobrenome de Passat, Gol e, mais recentemente, Polo e Virtus. Agora, pela primeira vez em um SUV, essa versão chegou ao Nivus. É, a princípio, a primeira vez que ela faz parte do portfólio de um SUV. O lançamento acontece no dia 9 e o preço é de R$ 174.990.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

Alguns torceram o nariz, afinal, custa exatos R$ 3.000 a mais do que o principal concorrente, Fiat Fastback Abarth - que é mais potente. Enquanto o Nivus vem com o 250 TSI 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 mkgf de torque, o modelo da fabricante italiana carrega o T270 1.3 turbo de 185 cv e tem torque de 27,6 mkgf.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

Contudo, para justificar o preço mais alto, a VW frisa o melhor consumo na comparação com o concorrente. Enquanto o Nivus GTS faz, na cidade, 11,6 (gasolina) e 8,1 (etanol) e, na estrada, 14,2 (gasolina) e 9,9 (etanol), o Fastback Abarth traz os respectivos números: cidade, 10,3 (gasolina) e 7,2 (etanol), estrada, 13,1 (gasolina) e 9,3 (etanol).

Primeiras impressões

Para testar, na prática, como o modelo se comporta, o Jornal do Carro foi até o Autódromo Capuava, no interior de São Paulo. Embora teste em pista não dê a mesma impressão do que uma avaliação completa, em situações do dia a dia, deu para notar que o carro exala esportividade. De 0 a 100 km/h leva 8,4 segundos. E são 206 km/h de velocidade máxima.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

As suspensões trazem rigidez na medida certa. De acordo com a VW, são novos componentes como coxins superiores, molas traseiras, amortecedores da frente e de trás, bem como a barra estabilizadora. ESC e sistema de direção também ganharam recalibração, bem como o câmbio (automático de seis marchas, que é bem escalonado e sem trancos). Na prática, o carro faz curvas como poucos. Mesmo nas entradas mais agressivas, nada de cantar pneus. Houve redução aproximada de 5% na comparação com as versões convencionais no ângulo de rolagem.

No total, o Nivus GTS vem com quatro modos de condução. Vai do mais econômico (Eco), ao esportivo. Foi, justamente neste modo que andamos por mais tempo na pista. Confortável, espaçoso (na parte da frente) e com ótima ergonomia (embora o banco não tenha ajustes elétricos), o carro pode, sim, repetir o sucesso dos GTS da década de 1980.

Equipamentos

Por dentro, o modelo quer destacar sua esportividade com interior escurecido e acabamentos na cor vermelha. Tem logo GTS em destaque no painel, volante e bancos. Os assentos, aliás, são revestidos com material premium. Até as pedaleiras são esportivas.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Por exatos R$ 10 mil a mais que a versão Highline com pacote Outfit, o Nivus GTS, além do motor 250 TSI e da calibração mecânica própria, vem com pacote ADAS, que tem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, assistentes de tráfego cruzado traseiro, estacionamento automático, entre os itens.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Em termos de tecnologia, vem com quadro de instrumentos digital com tela de 10,25? e central multimídia com internet própria e conectividade com Android Auto e Apple Carplay sem o uso de fios. Tem duas entradas USB na frente e atrás, além de tomada de 12V. Conta, ainda, com carregador de celular por indução e ar-condicionado digital com comando touch screen - o que deve render reclamações. Na segurança, vem com seis airbags, controle de tração e de estabilidade, bloqueio eletrônico e freio a disco nas quatro rodas.

Detalhes que fizeram a diferença

Quem achava o Nivus sem graça, certamente vai mudar de ideia quando vir a versão GTS. Principalmente, se estiver equipada com as (lindíssimas) rodas de 18? das fotos. Pena que é opcional. Para trocar o modelo de 17? por esse jogo, o interessado precisa desembolsar R$ 2.050. São cobrados a parte, também, alguns tons da carroceria. A não ser a cor preta, todas têm valor extra. Branca: R$ 900; azul, vermelha e cinza: R$ 1.750.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

Ademais, o carro tem novo para-choque com friso vermelho na base e grade estilo colmeia. Os faróis são unidos por uma barra de LEDs (a iluminação é full LEDs) e, como a cereja do bolo, a inscrição GTS fica colada no canto esquerdo da grade superior. Embora alguns reclamem, a ausência dos faróis de neblina tem justificativa, afinal, a tecnologia dos faróis é tanta que a peça se tornou desnecessária.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Ao contrário das demais configurações, o Nivus GTS não tem barras no teto. E o aerofólio tem novo visual. Aliás, a peça, bem como teto e capas dos retrovisores, levam tom negro. Por fim, a traseira é a parte do carro que exibe menos novidades. Sequer tem saída esportiva ou dupla de escape, mas o logo GTS está ali, no centro da tampa do porta-malas.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Por falar em porta-malas, o compartimento continua com os mesmos 415 litros de capacidade. Aliás, as medidas não sofreram alterações. São 4,27 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,50 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Entretanto, a GTS é mais baixa na comparação com as demais versões. A altura em relação ao solo é de 17,1 centímetros (0,2 cm de diferença) Ângulo de ataque e de saída ficam em, respectivamente, 18,3° e 26,4°.

PRÓS

Visual do Nivus GTS deixou o carro com cara de esportivo e condiz com a proposta. Por R$ 10 mil extras, oferece bem mais recursos do que a opção Highline Outfit. Consumo é melhor do que no Fiat Fastback Abarth

CONTRAS

Esportivo tem menos potência na comparação com o principal rival. Ar-condicionado touch screen tira a praticidade dos comandos. VW cobra até pela cor branca na carroceria

FICHA TÉCNICA

Volkswagen Nivus GTS

  • Motor: 1.4, turbo, quatro cilindros em linha, flex
  • Potência: 150 cv (E/G) a 5.500 rpm
  • Torque: 25,5 mkgf (E/G) entre 1.500 rpm e 3.800 rpm
  • Câmbio: Automático, 6 marchas
  • 0 a 100 km/h: 8,7 segundos
  • Velocidade máxima: 206 km/h
  • Tanque de combustível: 49 litros
  • Dimensões: 4,27 m (comprimento), 1,76 m (largura), 1,50 m (altura) e 2,57 m (entre-eixos)
  • Porta-malas: 415 litros
  • Consumo médio (Inmetro): cidade, 11,6 (gasolina) e 8,1 (etanol); estrada, 14,2 (gasolina) e 9,9 (etanol)
  • Peso (ordem de marcha): 1.266 kg
  • Preço sugerido: R$ 174.990
Estadão
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