Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A partir de R$ 60.990, novo Focus brigará com Golf e Corolla

Nas versões hatch e sedã, Ford Focus chega renovado ao Brasil em outubro e terá pela frente adversários de peso na tentativa de repetir o sucesso internacional

27 set 2013 - 06h00
(atualizado às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Após alguns anos de espera, o consumidor brasileiro terá oportunidade de comprar um Ford Focus como o que lidera as vendas globais - apenas nos primeiros seis meses deste ano, foram cerca de 523 mil unidades vendidas segundo dados da Jato Dynamics. Em outubro, a terceira geração do Focus desembarca no Brasil importado da Argentina. Enquanto o hatch, que custará partir de R$ 60.990, tentará manter sua fatia do segmento mesmo diante do novo Volkswagen Golf, o sedã vai encarar de frente Toyota Corolla e Honda Civic, entre outros. 

Com relação ao modelo comercializado atualmente no Brasil, o Focus fica R$ 10 mil mais caro na versão hatch com motor 1.6 l. Além do visual novo, alinhado ao padrão global da marca, a principal diferença no modelo básico (chamado de S) está nos freios com ABS e no sistema Sync de conectividade com o rádio. Embora o preço de entrada seja mais atrativo que o novo Golf (R$ 67.990), o hatch com o propulsor 2.0 l parte de R$ 72.990 (SE) e chega a R$ 87.990 no topo de linha Titanium com pacote Plus (veja itens e preços no final). Além do lançamento da Volks, o Focus hatch tenta manter a liderança diante do Chevrolet Cruze Sport6, Hyundai i30 e Peugeot 308.

Sem a opção de motor de menor tamanho, o sedã será equipado apenas com o 2.0 l e parte de R$ 69.990 com transmissão "automática" PowerShift, duplo airbag, freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, aviso de pressão dos pneus e sistema multimídia de série. O preço é um pouco maior que os dos concorrentes - o Corolla começa em R$ 63 mil e o Civic em R$ 66 mil, ambos com com motor 1.8 l.

De acordo com Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford, a aposta é no diferencial do motor 2.0 l desde a versão de entrada e em equipamentos como estacionamento automático. O objetivo é de pelo menos entrar no chamado "G4" dos sedãs médios mais vendidos - atualmente o Focus é apenas o sétimo. Além dos líderes Civic e Corolla, entram nessa disputa também o Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze, Nissan Sentra e Peugeot 408.

Por fora, os modelos feitos na Argentina mostram um avanço em relação aos atuais, mas ficam "atrasados" quanto a última estilização da aparência global da marca. Isto se deve porque o Focus foi apresentado em 2010 e chegou ao mercado europeu no ano seguinte. A demora estava nos planos estratégicos que privilegiaram o lançamento do EcoSport, Focus e New Fiesta no Brasil, segundo a fabricante. No entanto, o interior, os equipamentos e a motorização ganharam atenção especial para que a sensação seja de um carro moderno.

O hatch tem a opção do motor 1.6 l TiVCT Flex, que também equipa o New Fiesta e desenvolve até 135 cavalos de potência (com etanol), além de dispensar o tradicional "tanquinho" na partida a frio. De acordo com a fabricante, a versão de entrada do carro é capaz de atingir 100 km/h em 11s4 e tem velocidade máxima de 189 km/h. Já o 2.0 l Duratec Direct é o primeiro bicombustível com injeção direta e duplo comando de válvulas variável, entregando até 178 cavalos. Essa combinação leva o Focus a acelerar até 100 km/h em 9s2, mesmo com câmbio Powershift, e alcançar até 206 km/h, nas duas versões de carroceria. 

O desenvolvimento do motor 2.0 l ainda reduziu em cerca de 15% o consumo médio, em relação o modelo anterior, com 6,6/9,6 km/l na cidade e de 8,6/12,6 km/l na estrada com etanol e gasolina, respectivamente, segundo medições do Inmetro/Conpet. Já o propulsor 1.6 l percorre 7,0/10,3 km/l na cidade e 9,3/13,7 km/l na estrada. Na parte de segurança, a Ford espera que o Focus siga os parâmetros das versões europeias e americanas com cinco estrelas nos testes do Latin NCAP. A avaliação ocorre apenas depois que o veículo chega às concessionárias em outubro. 

Confira preços e itens de série do Novo Focus:

Novo Focus Hatch 1.6 S - R$ 60.990

Itens: transmissão manual, duplo airbag, freios ABS com EBD, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema multimídia SYNC com rádio CD/USB, Bluetooth, tela LCD de 3,5 polegadas, controle de áudio no volante, faróis com temporizador, direção elétrica e ar-condicionado 

Novo Focus Hatch 1.6 SE - R$ 63.990

Itens: acrescenta mais dois airbags, tela de 4,2 polegadas, bancos de couro, limitador eletrônico de velocidade, sensor de estacionamento traseiro

Novo Focus Hatch 2.0 SE - R$ 72.990

Itens: acrescenta transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, avisode pressão dos pneus, rodas de 17 polegadas

Novo Focus Hatch 2.0 SE Plus - R$ 75.990 

Itens: acrescenta total de seis airbags, mais chave com sensor de presença e partida sem chave, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro

Novo Focus Hatch 2.0 Titanium - R$ 79.990

Itens: acrescenta câmera de ré, multimídia com tela de 8 polegadas, GPS e rodas de liga leve exclusivas

Novo Focus Hatch 2.0 Titanium Plus - R$ 87.990

Itens: acrescenta faróis de xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições 

Novo Focus Sedan 2.0 S - R$ 69.990

Itens: duplo airbag, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus, rodasde 16 polegadas, SYNC Media System com tela de 3,5 polegadas, controle de áudio no volante, direção elétrica e ar-condicionado 

Novo Focus Sedan 2.0 SE - R$ 74.990

Itens: acrescenta bancos em couro, quatro airbags no total, tela multimídia de 4,2 polegadas, controle de cruzeiro, rodas de 17 polegadas e sensor de estacionamento traseiro

Novo Focus Sedan 2.0 SE Plus - R$ 77.990

Itens: acrescenta total de seis airbags, mais chave com sensor de presença e partida sem chave, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro

Novo Focus Sedan 2.0 Titanium - R$ 81.990

Itens: acrescenta sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, som com nove alto-falantes e navegação por GPS

Novo Focus Sedan 2.0 Titanium Plus - R$ 89.990

Itens: acrescenta faróis de xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições 

O jornalista viajou a convite da Ford.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade