10 mil motoristas foram multados em shoppings de SP por estacionamento proibido
Levantamento da CET aponta crescimento nas autuações em estacionamentos privados de uso coletivo entre janeiro e agosto de 2025
A CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo) aponta que mais de 10 mil multas foram aplicadas em estacionamentos de shoppings e supermercados da capital. Isso apenas entre janeiro e agosto, último período contabilizado.
De acordo com levantamento da Band, 10.437 autuações foram aplicadas no período. Tal representa 43 multas por dia em estacionamentos privados de uso coletivo.
A título de comparação, 9.803 autuações foram aplicadas no janeiro-agosto de 2024. A mais comum é a de estacionamento em vagas para pessoas com deficiência, idosos e gestantes sem permissão. A infração é grave, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
Vale frisar que, para poder parar nas vagas exclusivas para idosos e para pessoas com deficiência, é preciso cartão específico. Estas autorizações são expedidas por órgãos competentes.
Os shoppings Aricanduva, Bourbon, Eldorado, Higienópolis, Ibirapuera e Interlagos são os que têm o maior número de infrações. Clientes e estabelecimentos, vale frisar, podem denunciar casos à CET.