Carros elétricos seminovos vendem mais rápido que os flex e híbridos no Brasil
Estudo aponta que modelos 100% elétricos ficaram menos tempo nos estoques
Os carros elétricos seminovos passaram a ter a revenda mais rápida no Brasil, conforme divulgação do Mundo do Automóvel para PCD. O estudo divugado utiliza o indicador Market Day Supply (MDS), que mede quanto tempo um veículo permanece no estoque das lojas até ser vendido.
Em janeiro de 2026, os modelos 100% elétricos registraram MDS médio de 47 dias, o menor entre todos os tipos de motorização.
Confira o tempo médio de revenda por tipo de motor:
- Elétricos: 47 dias;
- Flex: 53 dias;
- Híbridos plenos: 54 dias;
- Híbridos plug-in: 60 dias;
- Diesel: 63 dias;
- Gasolina: 66 dias;
- Híbridos leves: 79 dias.
Parte do resultado ocorre porque os elétricos ainda têm menor presença em frotas de locadoras. Assim, menos veículos retornam ao mercado de usados ao mesmo tempo.
Outro fator é o crescimento da procura por elétricos de entrada entre motoristas de aplicativo, que buscam reduzir custos com combustível e manutenção.
Entre os modelos com melhor liquidez no mercado de usados, três se destacaram:
- BYD Dolphin: MDS de 17 dias;
- BYD Dolphin Mini: MDS de 18,4 dias;
- BYD Song Pro (PHEV): MDS de 27,2 dias.
Apesar disso, o estudo mostra que elétricos de luxo ainda têm revenda mais lenta, com maior tempo de estoque e desvalorização mais acentuada. Mesmo em um cenário de juros elevados — com a Selic em 15% — o mercado de usados segue aquecido. Em 2025, mais de 18 milhões de veículos foram negociados no Brasil, ressalta o Mundo do Automóvel para PCD.