Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Adeus aos engarrafamentos? O carro voador testado no Brasil que promete revolucionar o trânsito antes do fim da década

Protótipo elétrico da Eve, controlada pela Embraer, faz primeiro voo no interior de São Paulo e dá início à fase de testes para certificação

25 dez 2025 - 08h15
(atualizado às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Já imaginou escapar do trânsito usando um carro voador? Esse sonho que parecia impossível e que, por décadas, só foi visto em filmes de ficção científica, pode estar bem mais perto de se tornar realidade do que você imagina. Na última sexta-feira (19), a Eve Air Mobility, empresa controlada pela Embraer, realizou o primeiro voo de um protótipo de "carro voador" chamado de eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical o eVTOL.

O teste, realizado em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, durou cerca de um minuto e foi conduzido sem piloto ou passageiros, por controle remoto. As imagens do voo, divulgadas pela própria empresa, mostram o carro subindo verticalmente até cerca de 12 metros de altura, permanecendo estável no ar por aproximadamente um minuto. Com isso, a partir de agora, o eVTOL deixa o campo dos testes em solo e simulações para começar a ser avaliado em condições reais, etapa considerada essencial para qualquer processo de certificação.

Protótipo valida tecnologia da Embraer e reduz riscos no processo de certificação

Em projetos aeronáuticos, como o do protótipo do carro voador, o primeiro voo não serve para ir longe, mas para confirmar que tudo funciona junto. E mesmo com apenas um minuto de duração, o teste realizado pela Eve Air Mobility foi decisivo para validar, na prática, a integração de sistemas do eVTOL.

Segundo a empresa, o voo confirmou o funcionamento de um conjunto de tecnologias consideradas críticas, como a arquitetura fly-by-wire de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Mora em condomínio e tem carro elétrico? Veja o que muda com o novo decreto de SP

Deveria ser futurista, mas virou um pesadelo: o design das portas da Tesla que já custou 15 vidas

A jogada de mestre da BYD: transformar donos de carros elétricos em 'frentistas' e acabar com a ansiedade de autonomia

Colocou gasolina em um carro a diesel? Não ligue o veículo! Saiba o que fazer

O pesadelo da direção autônoma: energia acaba e robôs da Waymo travam o trânsito sem que ninguém possa fazer nada

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade