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A China é imparável na corrida dos carros elétricos e está a caminho de repetir o feito com caminhões de carga

A China vê os caminhões elétricos como um negócio lucrativo; 22% dos veículos pesados ​​vendidos na China em 2025 será de caminhões elétricos, enquanto na Europa eles representam apenas 1%

6 out 2025 - 12h08
(atualizado em 6/10/2025 às 07h11)
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Foto: Xataka

A conquista chinesa dos carros elétricos tem sido notável nos últimos anos, com um impulso particular na Europa que deixou toda a indústria em alerta. Mas estes não são o único tipo de veículo com o qual a China pretende conquistar o mundo. Seus caminhões de carga também têm uma presença significativa.

A BYD, fabricante que surgiu no cenário automotivo como nenhuma outra, já envia caminhões elétricos para Itália, Polônia, Espanha e até México, juntamente com outras oito empresas chinesas que dominam o mercado global.

As marcas chinesas foram responsáveis por 80% das 90 mil vendas globais de caminhões de carga elétricos no ano passado, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

Por que isso importa agora

Conforme divulgado pelo Rest of the World, as emissões de CO₂ de veículos pesados cresceram quase 3% ao ano entre 2000 e 2018, e os caminhões são responsáveis por 80% desse aumento. Seu enorme impacto ambiental torna a eletrificação do transporte de carga um elemento-chave das metas climáticas globais. E a China entendeu que existe uma enorme oportunidade de negócios aí.

Um domínio com origens

A vantagem da China não surge do nada. Segundo o veículo, ela decorre de uma campanha governamental de 15 anos para tratar os veículos comerciais como prioridade nacional, exigindo que os fabricantes produzam veículos elétricos como uma porcentagem de sua produção total. Enquanto isso, os países ocidentais se limitaram a oferecer créditos fiscais a compradores ...

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