Vigilante do Roblox: ele expôs uma rede de predadores, mas empresa dona do jogo o puniu como se fosse um vilão
Jogos online são um campo aberto para predadores. Por mais que as empresas possuam equipes de moderação dos chats, esse ambiente ainda é arriscado para mulheres e crianças. Não à toa, alguns usuários têm investigado esses ambientes com as próprias mãos. Esse é o caso do streamer Shlep. Conhecido na comunidade de Roblox e autodeclarado "caçador de predadores", ele buscava atrair pessoas que cometiam abusos contra crianças no jogo para angariar provas e denunciá-las à moderação do jogo e às autoridades da lei. Mas sua atuação pode ter um fim súbito. A pedido da dona do Roblox.
O que é Roblox?
Roblox é mais uma plataforma do que um jogo. Disponível para Android, iOS, Playstation, Xbox, Windows, Mac, Meta Deck e FireOs, ele funciona como uma ferramenta de criação e compartilhamento de experiências criadas pelos usuários. Os usuários podem criar jogos usando as ferramentas fornecidas pela plataforma e colocá-los na loja, onde podem ser comprados utilizando Robux, moeda interna comprada com dinheiro real. Seu público é majoritariamente infantil. De acordo com o site Player Counter, que analisa dados de diversos jogos, 41.7% dos jogadores têm entre 13 e 17 anos. O Brasil é o segundo país com mais jogadores mensais (27.5 milhões), ficando atrás apenas dos Estados Unidos (32.4 milhões).
O banimento de Schelp
Schelp é um dos vários "vigilantes" que caçavam possíveis abusadores sexuais dentro do jogo. Seu canal no Youtube tem 785 mil inscritos e pelo menos seis vídeos em que ele ...
Matérias relacionadas
Se você tem cascas de pistache em casa, tem um tesouro: elas podem melhorar a vida das suas plantas
Você tem uma semana para jogar de graça a demo do game de estratégia Endless Legend 2