PUBLICIDADE

Black Desert: Criadores de conteúdo compartilham suas experiências com o MMO

Fãs do game da coreana Pearl Abyss se reuniram em São Paulo em pleno Carnaval

19 fev 2024 - 18h03
(atualizado às 18h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Criadores de conteúdo e jogadores participaram do primeiro Oásis dos Aventureiros da América do Sul
Criadores de conteúdo e jogadores participaram do primeiro Oásis dos Aventureiros da América do Sul
Foto: Nelson Alves Jr. / Pearl Abyss

No dia 10 de fevereiro, em pleno carnaval de São Paulo, os jogadores de Black Desert participaram de uma folia diferente: o Oásis dos Aventureiros. Pela primeira vez, a Pearl Abyss organizou um "encontrão" com os fãs do MMORPG aqui no Brasil, dando espaço para palestras, fotos e a participação de um bingo com muitos prêmios.

O Game On estava presente e aproveitamos para conversar com alguns dos principais criadores de conteúdo do game no Brasil, que contaram um pouco de suas histórias com o jogo e a comunidade. 

A Cathie, streamer e v-tuber, já joga Black Desert Online há 7 anos, e falou que a vantagem de um evento no Brasil é finalmente poder conhecer os amigos e a comunidade:  “Eu jogo Black Desert já faz 7 anos, sou streamer e faço conteúdos no YouTube, e gosto muito de jogar com a Shai, que é a minha main por uma boa parte desse tempo. Eu gostei muito do evento, já que encontrei muita gente que eu só conhecia pelo Black Desert.”

Zeus, criador do canal de YouTube "Zeus Ghostz MMORPGs”, já tem mais de 30 mil horas em Black Desert Online, e aproveitou a oportunidade para comentar sobre um campeonato criado por ele e disponível para jogadores de diferentes níveis e habilidades: “O Clube da Luta é uma iniciativa ‘fora da caixa’. Ele tem uma proposta diferente, porque ele abre espaço para jogadores de todos os níveis, que podem participar no horário que conseguirem. Os jogadores podiam jogar, acumular pontos, e subir em nosso ranque. No final, fizemos um top 10, e realizamos um campeonato com estes jogadores.” 

O youtuber comenta que, no início, o campeonato era montado em uma simples planilha de Excel. Mas, com a ajuda de dois desenvolvedores, Zeus conseguiu criar um sistema web que automatizou a experiência para os jogadores. “Hoje nós temos um sistema exclusivo para o CDL, onde as pessoas conseguem fazer check-in com os horários, permitindo que o próprio sistema case os jogadores nas suas lutas, respeitando os parâmetros de cada um. Hoje, o campeonato atingiu uma extensão maior que eu imaginava, com ele começando em janeiro e rolando até novembro.” 

Evento de Black Desert reuniu quase 150 pessoas em São Paulo
Evento de Black Desert reuniu quase 150 pessoas em São Paulo
Foto: Divulgação / Pearl Abyss

O criador XuxaTV, ou simplesmente “Xuxa”, é outro veterano de Black Desert convidado para o Oásis dos Aventureiros. Jogador do RPG online desde o lançamento dos servidores da América do Sul, Xuxa falou sobre como é produzir conteúdo para esta comunidade: “Eu sou uma pessoa mais velha, então eu gosto de integrar uma posição de “postura e ética” dentro dos meus canais”, disse Xuxa. “Sempre tento agregar valor para a galera, seja no tempo ou financeiramente, para não cometer nenhum tipo de erro que possa atrapalhar o pessoal da minha comunidade”.

Xuxa também elencou vantagens de Black Desert sobre outros MMORPGs, destacando a qualidade de vida do jogo da Pearl Abyss que é raramente vista na concorrência. 

Black Desert tem uma certa qualidade de vida. Nos MMOs de antigamente, a gente jogava para passar muito tempo dentro deles, já que a vida não era tão corrida como é hoje. Hoje, como estamos mais ansiosos, esperamos receber mais conteúdo em menos tempo, e Black Desert entrega exatamente isso”, explicou. “Hoje, no Black Desert, é possível participar de diferentes objetivos em um menor tempo, recebendo itens melhores e mais rápido do que a 7 anos atrás. A estrutura de Black Desert permite que você dedique sua vida ao jogo, mas sem tirar a sua atenção para outras coisas da vida real”.

Black Desert Online: Conheça o mundo do MMO de ação:

E não são apenas jovens que passam milhares de horas no game da Pearl Abyss. Mário Câmara, conhecido nos servidores do game como “Nostravamus”, joga Black Desert Online desde 2017, acompanhado de sua esposa. Aos 62 anos, ele compartilha que, apesar de ter mais de 31 mil horas no jogo, a maior parte deste tempo é realizando atividades mais calmas.

Eu sou um jogador mais calmo. Gosto de pescar, cultivar, cozinhar, e é muito legal que o jogo oferece essas oportunidades. É um dos poucos jogos que deixa você passar o dia inteiro sem sair do lugar, te oferecendo várias coisas para fazer.”

Nostravamus aplaudiu a ação da Pearl Abyss de trazer um evento presencial para a comunidade brasileira, o que considerou uma forma eficiente de demonstrar carinho aos jogadores de Black Desert Online.

É muito legal ver que estão trazendo um evento aqui para o Brasil. Normalmente, só vemos este tipo de coisa com empresas como a Microsoft e a Sony, então é muito legal que o estúdio esteja dando essa atenção para a comunidade brasileira. Eu tenho 31 mil horas de jogo, e após investir esse tempo todo, é impossível imaginar que eu pare de jogar tão cedo.”

Black Desert tem versões para PC, PlayStation 4, Xbox One e dispositivos Android e iOS.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade