Relembre os jogos clássicos de Digimon
Monstrinhos digitais fizeram a alegria de muitos jogadores no PS2 e nos portáteis
Com lançamento marcado para o próximo dia 29, Digimon Survive dá sequência a uma longa trilha de jogos baseados nos monstrinhos digitais que data desde o final dos anos 1990, com o lançamento de Digital Monster Ver. S: Digimon Tamers para Sega Saturn.
De lá para cá, dezenas de jogos da franquia foram lançados para consoles de várias gerações, variando não apenas em função das temporadas do anime, como também em relação às propostas de jogo, como RPG, luta, aventura textual, corrida de kart, jogo de cartas e muito mais.
Para aquecer os controles enquanto esperamos a próxima Digievolução, o Game On preparou uma seleção de alguns dos melhores jogos Digimon lançados até hoje. Confira:
Digimon World 3 (PS2)
Se é verdade que Digimon estreiou nos games via Sega Saturn, foi no concorrente PlayStation que a franquia foi apresentada ao grande público, a começar por Digimon World. Lançado em 1999, pouco depois da estréia do anime na televisão, World propôs uma aventura à parte, com personagens, mundo e trama próprias, mas com os mesmos Digimons presentes no desenho animado. O sucesso de World gerou 2 continuações, com Digimon World 3 (Digimon World 2003 na Europa) sendo o melhor dessa trilogia.
Diferente de Pokémon, cujos primeiros games foram limitados pelo Game Boy, Digimon World 3 usou bem as capacidades do PlayStation, oferecendo assim um mundo vasto, detalhado e batalhas em 3D - incluindo belas animações das "digievoluções". O aspecto RPG também foi bem explorado nesse game, com uma enorme gama de criaturas digitais para treinar e desenvolver habilidades especiais. Ainda nesse sentido, o estilo de jogo e o "feel" da campanha de jogo podem agradar os fãs dos games da franquia Mega Man EXE, que inclusive trabalha temas similares, como conexões à mundos super tecnológicos e internet.
Digimon Battle Spirit (WonderSwan Color, GBA)
Lançado originalmente para o obscuro WonderSwan Color (um console portátil exclusivo do Japão) em 2001, Digimon Battle Spirit chegou ao público ocidental dois anos mais tarde graças a uma conversão para o Game Boy Advance. Digimon Battle Spirit propõe lutas de Digimon em arenas, com um gameplay que lembra Super Smash Bros. Aqui o jogador controla diretamente um Digimon, e para vencer seu adversário, deve recolher mais esferas antes que o tempo acabe. Ataques especiais e "digievoluções" também podem ser usadas para atrasar o inimigo ou fazê-lo perder esferas. Digimon Battle Spirit rola bem na telinha do Game Boy Advance e tem um visual geral bem simpático, sendo uma boa pedida para partidas curtas.
Digimon Rumble Arena 2 (PS2, Xbox e GameCube)
Caso Digimon Battle Spirit agrada, o jogador pode então experimentar Digimon Rumble Arena 2, uma versão "pró" e de mesa do jogo de luta portátil. Rumble Arena 2 vai ainda mais longe na referência à Super Smash Bros, sendo bastante similar ao clássico de luta da Nintendo. As lutas são rápidas, bagunçadas e permitem alternativas como digievoluções para bater os adversários. Para os donos de PlayStation 2 e Xbox, Digimon Rumble Arena 2 é uma opção interessante para suprir a ausência de Super Smash Bros.
Digimon World Dawn And Dusk (DS)
Ainda que tenha uma origem distinta, inspirado pelos Tamagochis dos anos 1990, Digimon passou anos sendo comparado à Pokémon. Essa comparação ficou ainda mais evidente na geração em que o Nintendo DS esteve no mercado, pois a Bandai lançou games Digimon usando a mesma fórmula do concorrente: jogos divididos em duas versões, com criaturas e alguns recursos exclusivos de cada jogo. Assim, em 2007, Digimon World Dawn And Dusk foram lançados seguindo a receita de capturar muitas criaturas digitais, treiná-las e prepará-las sob uma mecânica de jogo inspirada pelos jogos Digimon World.
Digimon Story: Cyber Sleuth: Hacker's Memory (PC, PS4, PS Vita, Switch)
Game mais recente da franquia Digimon, Cyber Sleuth mistura influências de franquias como Persona e Yo-kai Watch com uma mecânica inspirada nos games Digimon World para apresentar uma aventura que pudesse agradar tanto os antigos fãs como novos jogadores. A Bandai, publicadora do jogo, acertou na fórmula, e o sucesso de Cyber Sleuth gerou uma continuação/expansão, Digimon Story: Cyber Sleuth: Hacker's Memory, que se por um lado reaproveitou partes de jogo do game anterior, refinou a fórmula e recontou a história por um outro ponto de vista. Bons gráficos e animações e mais de 300 Digimon para capturar são um bom aquecimento até a chegada de Digimon Survive.
Próximo lançamento da série, Digimon Survive chega no final de julho para PC, PS4, Nintendo Switch e Xbox One.
Saudades de Digimon? Vem relembrar esta e outras séries clássicas no Discord do Game On para ficar por dentro das novidades. Clique aqui para entrar.