PUBLICIDADE

Unplugged Air Guitar é ótimo jogo musical para PSVR 2

Saudades de Guitar Hero? Tente este jogo de guitarra para realidade virtual

28 fev 2023 - 09h06
Compartilhar
Exibir comentários
Unplugged Air Guitar é jogo musical para PlayStation VR 2
Unplugged Air Guitar é jogo musical para PlayStation VR 2
Foto: Vertigo Games / Divulgação

Os óculos de realidade virtual do PS5 têm se mostrado um terreno fértil para jogos de ritmo e a mais recente adição ao gênero no catálogo do PSVR 2 é Unplugged Air Guitar, um game que lembra muito os clássicos Guitar hero do passado, mas sem instrumentos de plástico nas mãos, apenas o headset na cabeça.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Apesar do nome "Air Guitar", o personagem do jogador é sim um rockstar em treinamento. Quem não usa nada além dos controles do PSVR 2 é o jogador, daí o nome. Confira o trailer:

A história é a seguinte: o jogador é um jovem músico que sonha com o estrelato. Ele é guiado nessa jornada imaginária por seu ídolo, Satchel, o vocalista da Steel Panther, um astro glam com todos os exageros possíveis. A narração de Satchel vai acompanhar o jogador por toda a aventura sonora e seu senso de humor é um tanto questionável. Por sorte, a jogabilidade e a trilha de Unplugged Air Guitar são muito superiores.

Conforme avança na campanha, o jogador desbloqueia novos palcos para se apresentar, cada  uma com um público maior do que a anterior. Além de tocar sua guitarra virtual, também rola uma interação com o público, que pula e aplaude quando você manda bem. Se tocar mal, as vaias vão rolar e a galera vai jogar coisas no guitarrista. Os fãs são impiedosos.

Não há muito para se ver no palco, o jogo quer que você se concentre em tocar guitarra, mantenha o foco nas mãos e mesmo os menus são bem simples.

Deus da Guitarra virtual

Em Unplugged Air Guitar, o foco do jogador está nas mãos e nas notas que fluem pela tela
Em Unplugged Air Guitar, o foco do jogador está nas mãos e nas notas que fluem pela tela
Foto: Unplugged Air Guitar / Reprodução

O melhor de Unplugged Air Guitar é, realmente, tocar a guitarra virtual. As notas fluem pelo braço do instrumento, com marcações de tempo e tudo o mais. Elas acompanham os movimentos que o jogador faz, então mesmo que vire a guitarra pra um lado ou para o outro, as notas vão continuar visíveis.

Para tocar, o jogador usa apenas os gatilhos L1 e L2 (ou R1 e R2, se for canhoto). Cada nota tem um ou dois alvos que precisam ser atingidos pressionando os gatilhos na hora certa. O polegar fica ali, segurando o controle sem fazer nada, exatamente como se estivesse segurando o braço da guitarra. A sensação é bem convincente. O ideal é jogar na dificuldade padrão, pois os níveis mais difíceis pedem por movimentos do pulso que nem sempre são reconhecidos corretamente pelos controles.

Fica a dica: é melhor jogar de pé. No começo de toda nova canção, o jogo posiciona o instrumento na altura da cintura e se você estiver sentado, ele vai aparecer mais ou menos dentro da sua barriga. Dá para ajustar, mas se estiver de pé, essa quebra da imersão não acontece.

Playlist

Você começa tocando em casa e vai desbloqueando palcos maiores
Você começa tocando em casa e vai desbloqueando palcos maiores
Foto: Vertigo Games / Divulgação

A lista de músicas é um elemento importante para qualquer jogo musical. Em Unplugged Air Guitar as faixas vêm de cinco coleções de álbuns, com algumas disponíveis logo de cara e outras devem ser desbloqueadas. Para isso, o jogador deve cumprir certos requisitos, como tocar uma música com uma boa avaliação. No começo é fácil, mas espere alguma dor de cabeça para desbloquear tudo, encarando performances mais rápidas e difíceis.

Entre as faixas inclusas estão músicas de Ozzy Osbourne, Tenacious D, The Offspring, Weezer, Rush, The Clash e Garbage, além de conteúdo adicional mais pesado, como Pantera e Rob Zombie, vendido à parte. A lista de canções é bem rock 'n roll e variada, mas limitada, o que deixa a tarefa de desbloquear todas as faixas um pouco repetitiva.

Considerações

Para quem investiu nos óculos de realidade virtual do PlayStation 5 e curtia jogos de guitarra como Guitar Hero e Rock Band, Unplugged Air Guitar é uma ótima alternativa: divertido, sonoro e imersivo. Quem sabe no futuro o game receba uma continuação com a banda completa para jogar?

Unplugged Air Guitar - Nota 7
Unplugged Air Guitar - Nota 7
Foto: Game On / Divulgação

Unplugged Air Guitar está disponível para PC e PS5. O jogo funciona com óculos de realidade virtual como Meta Quest, Steam VR, Rift S, Vive Pro VR, HP Reverb G2 ou PlayStation VR 2.

*Esta análise foi feita no PSVR 2, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Vertigo Games.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade